Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
42.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta tese propõe modelos para serviços Internet com a capacidade de personalizar experiências de eAprendizagem através da localização, selecção, recombinação e reutilização dinâmica de objectos de aprendizagem, tendo em consideração o perfil individual do formando, os objectivos de formação e o contexto em que o processo de aprendizagem se insere.
Os modelos de personalização são suportados por um modelo para a classificação de objectos de aprendizagem que permite representar áreas de conhecimento como uma rede de conceitos interrelacionados. Cada conceito é encapsulado num segmento de conhecimento com uma abrangência conceptual definida através de metadados. Os relacionamentos entre os diversos segmentos permitem modelar as relações, afinidades e dependências que existem entre os diversos conceitos. O modelo de classificação permite associar segmentos de conhecimento a objectos de aprendizagem, suportando a sua avaliação segundo critérios de qualidade e conformidade.
Os modelos de personalização usam as características individuais de cada formando como chave para a geração dinâmica de experiências de eAprendizagem adequadas às suas necessidades particulares. São propostos três serviços personalizados concretos que se baseiam nestes modelos. O serviço mais simples permite filtrar e ordenar os resultados de pesquisas de conteúdos de acordo com o perfil individual de cada utilizador. Um outro serviço, chamado “aconselhamento personalizado”, permite a sugestão automática de planos de aprendizagem para revisão de conceitos, considerando os requisitos prévios do objectivo de aprendizagem e as dificuldades e competências do utilizador relativamente a esses requisitos.
O terceiro serviço, intitulado “geração dinâmica de planos de aprendizagem”, permite criar automaticamente planos de aprendizagem personalizados, através da geração dinâmica de objectos de aprendizagem independentes. É apresentado um método para a maximização da coerência dos planos de aprendizagem assim gerados.
Finalmente, é proposto um modelo para a integração dos conceitos de gestão de direitos digitais nos modelos anteriores, de modo a permitir a coexistência de conteúdos gratuitos e não gratuitos no mesmo plano de aprendizagem gerado dinamicamente.
Description
Tese de Doutoramento em Ciências e
Tecnologia da Comunicação apresentada ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Keywords
Tecnologias da informação e comunicação Serviços Web Internet E-learning
Citation
SANTOS, Osvaldo Arede dos (2006) - Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem. Aveiro. Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. 211 p. Tese de Doutoramento