Publication
Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem
| dc.contributor.author | Santos, Osvaldo | |
| dc.date.accessioned | 2012-06-19T10:53:25Z | |
| dc.date.available | 2012-06-19T10:53:25Z | |
| dc.date.issued | 2006 | |
| dc.description | Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação apresentada ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro | por |
| dc.description.abstract | Esta tese propõe modelos para serviços Internet com a capacidade de personalizar experiências de eAprendizagem através da localização, selecção, recombinação e reutilização dinâmica de objectos de aprendizagem, tendo em consideração o perfil individual do formando, os objectivos de formação e o contexto em que o processo de aprendizagem se insere. Os modelos de personalização são suportados por um modelo para a classificação de objectos de aprendizagem que permite representar áreas de conhecimento como uma rede de conceitos interrelacionados. Cada conceito é encapsulado num segmento de conhecimento com uma abrangência conceptual definida através de metadados. Os relacionamentos entre os diversos segmentos permitem modelar as relações, afinidades e dependências que existem entre os diversos conceitos. O modelo de classificação permite associar segmentos de conhecimento a objectos de aprendizagem, suportando a sua avaliação segundo critérios de qualidade e conformidade. Os modelos de personalização usam as características individuais de cada formando como chave para a geração dinâmica de experiências de eAprendizagem adequadas às suas necessidades particulares. São propostos três serviços personalizados concretos que se baseiam nestes modelos. O serviço mais simples permite filtrar e ordenar os resultados de pesquisas de conteúdos de acordo com o perfil individual de cada utilizador. Um outro serviço, chamado “aconselhamento personalizado”, permite a sugestão automática de planos de aprendizagem para revisão de conceitos, considerando os requisitos prévios do objectivo de aprendizagem e as dificuldades e competências do utilizador relativamente a esses requisitos. O terceiro serviço, intitulado “geração dinâmica de planos de aprendizagem”, permite criar automaticamente planos de aprendizagem personalizados, através da geração dinâmica de objectos de aprendizagem independentes. É apresentado um método para a maximização da coerência dos planos de aprendizagem assim gerados. Finalmente, é proposto um modelo para a integração dos conceitos de gestão de direitos digitais nos modelos anteriores, de modo a permitir a coexistência de conteúdos gratuitos e não gratuitos no mesmo plano de aprendizagem gerado dinamicamente. | por |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Osvaldo Arede dos (2006) - Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem. Aveiro. Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. 211 p. Tese de Doutoramento | por |
| dc.identifier.tid | 101148070 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1315 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
| dc.subject | Serviços Web | por |
| dc.subject | Internet | por |
| dc.subject | E-learning | por |
| dc.title | Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem | por |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
| oaire.citation.title | Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem | por |
| person.familyName | Santos | |
| person.givenName | Osvaldo | |
| person.identifier.ciencia-id | 121D-8892-F723 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-0341-2839 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | doctoralThesis | por |
| relation.isAuthorOfPublication | a7e25eb4-9ac1-4fcb-b64c-f67555a1397a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7e25eb4-9ac1-4fcb-b64c-f67555a1397a |
