Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Gonçalves Lourenço Roque Santos Pinto, Ana Maria

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Envelhecimento, trabalho e práticas de gestão de recursos humanos
    Publication . Pinto, Ana Roque Santos; Ramos, Sara Cristina Moura da Silva
    Num futuro próximo o envelhecimento demográfico terá consequências relativas quer na população em geral, quer na composição da população ativa e na escassez de algumas competências. O objetivo geral desta investigação visa compreender quais as práticas de GRH que contribuem para a retenção dos trabalhadores de diferentes idades. Com base nestas premissas, realizámos três estudos com o objetivo de (1) perceber se e como os Gestores de RH consideram a questão da idade no desenvolvimento de práticas de GRH. Neste sentido, entrevistámos 14 gestores de RH de pequenas, médias e grandes empresas e realizámos uma análise qualitativa; (2) analisar a relação entre as práticas de GRH e as intenções de reforma. Para tal, aplicámos um questionário online a 402 trabalhadores de várias empresas; (3) analisar bundles de GRH em vez de práticas isoladas de GRH, salientando assim a importância da coerência do sistema de GRH como um todo. A amostra foi a mesma do estudo anterior. O não-alinhamento entre as práticas efetivas nas organizações e as práticas que os trabalhadores consideram importantes, parece tornar evidente que ainda há muito trabalho a ser feito nesta área, salientando a importância do desenvolvimento de práticas adequadas às necessidades e desejos dos trabalhadores. Entendemos que o nosso estudo pode ser um ponto de partida para a investigação sobre os possíveis fatores de apoio envolvidos na questão da idade, uma vez que existe uma relação entre a perceção das práticas de GRH e a intenção de reforma.
  • Older workers have the competencies required by the labour market: what does it take to make realize that?
    Publication . Rodrigues, Ana Raquel; Rodrigues, Ana Cláudia; Pinto, Ana Roque Santos
    Population aging is widely recognized and investigated in the literature. However, despite knowledge and progress made, older workers continue to face several challenges in the labour market, related to age-based stereotypes and discrimination. This research intends to demystify these stigmas by analysing the self-attributed competencies held by these workers. To achieve this, we conducted an exploratory study, using a questionnaire addressed to the Portuguese population, active in the labour market, answered by 606 subjects. Data were analysed using statistical descriptive and frequency analyses and ANOVA’s. The results showed that older workers held the competencies most valued by employers, mentioned in recent studies. Significant differences were identified in the competencies when compared by sex, age, academic degree, enterprise size and sector and younger workers. The results suggest intervention clues that can contribute to breaking stereotypes and promoting an improvement in human resources management policies, thus increasing both the recruitment and selection and training and development practices of older workers, and contributing to their maintenance in the labour market as well as their input to national organizations and economies. It contributes to the literature by challenging age discrimination and by promoting knowledge of the main competencies held by older workers.
  • O conflito trabalho-família e as suas implicações pessoais e organizacionais
    Publication . Pinto, Ana Roque Santos
    Dado que o trabalho e a família se influenciam mutuamente, é fundamental conhecermos as ligações que existem entre os papéis de trabalho e de família, uma vez que têm grandes implicações para as organizações e para os indivíduos. Conhecendo-se o mecanismo segundo o qual o trabalho e a família se afectam mutuamente ajudará os trabalhadores e os seus empregadores a encontrar formas para reduzir o conflito trabalho-família. A partir destas experiências e informações os Gestores de Recursos Humanos, os educadores e investigadores da gestão, da sociologia, do comportamento organizacional, entre outros, poderão usar estes conhecimentos para definirem políticas e programas que promovam uma melhor qualidade de vida dos seus trabalhadores. Com este estudo pretendeu-se explorar, discutir e desenvolver questões relativas à gestão e ao género. Os dados foram obtidos através de entrevistas a trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos. Os resultados demonstram que o conflito trabalho-família prevalece sobre o conflito família-trabalho. Existem diferenças de género quanto à percepção do conflito trabalho-família.
  • As diferenças de género na percepção do conflito trabalho-família
    Publication . Pinto, Ana Roque Santos
    O crescente interesse na compreensão e na gestão da interface trabalho-família provém das já demonstradas consequências do conflito trabalho-família no bem estar profissional e pessoal e no desempenho dos papéis de trabalho e de família. A participação das mulheres na força de trabalho levou a que as mulheres combinem as responsabilidades familiares e profissionais. A combinação do papel de trabalho e do papel de família poderá levar ao conflito trabalho-família. A investigação realizada centra-se na forma como os indivíduos manipulam as exigências do trabalho e da família na tentativa de criar modelos de relacionamento e de actividades que sejam geríveis. Actualmente, as preocupações dos investigadores vão mais longe e procuram, também, encontrar soluções no local de trabalho que facilitem a conciliação entre o trabalho e a família. O objectivo deste estudo é o de verificar a existência e as diferenças na percepção do conflito trabalho-famíllia entre homens e mulheres. Os dados foram obtidos através de entrevistas a 33 trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos.
  • As diferenças de género na percepção do conflito trabalho-família
    Publication . Pinto, Ana Roque Santos
    O crescente interesse na compreensão e na gestão da interface trabalho-família provém das já demonstradas consequências do conflito trabalho-família no bem-estar profissional e pessoal e no desempenho dos papéis de trabalho e família. A necessidade das mulheres contribuírem para o orçamento familiar, o seu crescente nível educacional e a sua consequente participação na força de trabalho levaram a que as mulheres, na maioria das sociedades contemporâneas, combinem a vida familiar e o emprego. A combinação dos papéis familiares e de trabalho leva a dificuldades de compatibilização, ou mesmo ao conflito trabalho-família. As investigações realizadas centram-se na forma como os indivíduos e as famílias manipulam as exigências do trabalho e da família na tentativa de criar modelos de relacionamento e de actividades que sejam geríveis. Actualmente, as preocupações dos investigadores vão mais longe e procuram, também, encontrar soluções no local de trabalho que facilitem a conciliação entre o trabalho e a família. O objectivo deste estudo é o de verificar a existência e as diferenças na percepção do conflito trabalho família entre homens e mulheres. Os dados foram obtidos através de entrevistas a 33 trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos, integrada num grupo alimentar mundial, e implantada em Portugal desde 1989. Os resultados demonstram que o conflito trabalho-família prevalece sobre o conflito família-trabalho. A interferência da família no trabalho é explicada pelas variáveis do domínio da família (número de filhos) para ambos os sexos e a interferência do trabalho na família pelas variáveis do domínio do trabalho (trabalho por turnos). Existem diferenças de género quanto à percepção do conflito trabalho-família, demonstrando os homens, embora ligeiramente, uma maior interferência do trabalho na família. As implicações deste estudo para gestores e investigadores são discutidas. Finalmente, fazemos algumas sugestões para investigações futuras.
  • O empreendedorismo na Beira Interior : o estudo de caso do IPCB e IPG
    Publication . Pinto, Ana Roque Santos; Filipe, Sara Brito
    O Espírito Empresarial é hoje considerado um dos principais motores de inovação, competitividade e crescimento da economia. Este artigo surge na sequência de uma investigação, cujo objectivo foi conhecer a realidade subjacente ao empreendedorismo da Região da Beira Interior, inserido no quadro da prestação de serviços para a Espaço e Desenvolvimento, Lda. No âmbito do Projecto BI Inova. Dada a cada vez maior escassez de emprego, é fundamental que os jovens criem o seu próprio posto de trabalho ou dinamizem as suas competências enquanto trabalhadores por conta de outrem. Do estudo realizado resultaram quatro áreas estratégicas que deverão estar implícitas nas medidas a adoptar para a promoção do espírito empresarial nesta Região.