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  • Recomendações para o treino de força em idosos: uma breve revisão da literatura
    Publication . Silva, Fernanda; Duarte-Mendes, Pedro; Ramalho, André; Marinho, Daniel
    O propósito deste estudo foi identificar as recomendações gerais para o treino de força na população idosa. A presente revisão de literatura foi efetuada a partir das bases de dados PubMed, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, assim como em livros e artigos científicos que indicassem as recomendações do treino de força em idosos quanto à sua frequência, intensidade e volume. Quanto às recomendações do treino de força, as organizações internacionais de saúde e a literatura científica são unânimes ao recomendarem a sua incorporação nos programas de exercício físico. Desta forma, o treino de força deverá ser realizado no mínimo 2 vezes por semana, a uma intensidade superior a 60% de 1RM, entre 1 a 4 séries de 8 a 15 repetições de 8 a 10 exercícios, durante 20 a 30 minutos, devendo ser solicitado os principais grupos musculares.
  • Atividade física e consolidação da memória motora na população idosa
    Publication . Ramalho , André; Petrica, João Manuel Patrício Duarte
    O presente estudo teve como objetivo avaliar a consolidação da memória motora em idosos praticantes de atividade física estruturada em idosos não praticantes de atividade física, no sentido de perceber se a prática de atividade física estruturada promove uma melhor capacidade na consolidação de memorização motora em habilidades motoras relacionadas com a destreza manual e destreza pedal. A amostra foi constituída por cinquenta e três indivíduos idosos, com idades compreendidas entre os 65 e os 79 anos. Foram constituídos dois grupos distintos: praticantes de atividade física estruturada (n = 29) e não praticantes de atividade física (n = 24). Para avaliar a consolidação da memória motora utilizaram-se os testes Soda Pop (Osness et al., 1990) e Tapping Pedal (Vasconcelos, 1991). Os resultados indicaram que apesar de o grupo de idosos praticantes de atividade física estruturada apresentar melhor performance, por comparação ao grupo de idosos não praticantes de atividade física, na consolidação da memória motora nas habilidades motoras de destreza manual e pedal, as diferenças não se revelaram estatisticamente significativas. Parece assim, portanto, que a prática de atividade física estruturada não evidencia resultados diferentes ao nível da capacidade de consolidação da memória motora em habilidades motoras de destreza manual e destreza pedal na população idosa.
  • Sedentary behaviors and psychological outcomes among older adults: a systematic review
    Publication . Ramalho, André; Petrica, João; Rosado, António
    This systematic review aimed to synthesize the scientific evidence about the relationship between sedentary behaviours and various psychological outcomes in older adults. The study searches were conducted in the following databases: PubMed, PsycINFO, ISI Web of Knowledge and ScienceDirect. We selected 15 observational quantitative studies according to specific eligibility criteria. The data extraction was performed independently by different authors, including the evaluation of the risk of bias of the studies and the classification of the force of evidence. The results showed a tendency of showing no associations between the sedentary behaviours, the well-being and quality of life of the elderly. Concerning life satisfaction and perceived stress, it seems that active sedentary activities have positive effects on these indicators. Evidence has also suggested that some sedentary behaviours may help maintain some cognitive functions in the elderly population, namely in different types of memory. In other studies, it has been demonstrated a tendency that too much time in passive sedentary activities has been associated with depressive symptomatology. However, this review suggested that the evidence is not yet consistent in the relationship between the sedentary behaviours of the elderly and the indicators analysed, and more research is needed.
  • Atividade física, cognição e aprendizagem
    Publication . Paulo, Rui; Ramalho, André; Silva, Fernanda; Duarte-Mendes, Pedro; Machado, João
    N/A