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- Estudos culturais (ingleses) : o novo paradigmaPublication . Morgado, MargaridaProcede-se a um breve enquadramento histórico e teórico da mudança de paradigma dos estudos literários para os estudos culturais ingleses, para nestes identificar, em seguida, as suas principais etapas. Define-se para os estudos culturais uma primeira fase culturalista, uma segunda fase, estruturalista e configura-se uma encruzilhada de rumos futuros para os estudos culturais, de modo a clarificar novas posições de crítica literária e cultural assentes numa hermenêutica do quotidiano.
- O estudo cultural da criança : contributos para uma reflexão metodológicaPublication . Morgado, MargaridaPartindo da análise de alguns problemas surgidos no campo da investigação dos estudos culturais sobre subculturas jovens, nomeadamente no que respeita à utilização de metodologias etnográficas, propõe-se uma reflexão sobre os limites da categoria ‘criança’ face às de ‘adolescente’ e ‘adulto’ como forma de contribuir para uma mais apurada definição metodológica do estudo cultural da criança. Este encontra-se preso à investigação, nos estudos culturais, sobre movimentos de oposição social, por via da atenção conferida às subculturas jovens, bem como aos estudos de média onde se procuram articular as experiências de recepção de crianças historicamente situadas, não se apercebendo, em nosso entender, de que toda a experiência infantil é articulada por um adulto e que o estudo cultural da criança se centra inevitavelmente na relação entre adulto e criança.
- À margem do adulto : quatro estudos sobre a construção cultural da criançaPublication . Morgado, MargaridaProcurando novos protocolos de leitura e articulação da criança, que permitam tomar consciência do poder cultural dos adultos em relação às crianças, e tendo por objectivo a constituição teórica da criança enquanto objecto de estudo cultural, define-se a questão central de investigação do presente estudo nos termos de como abordar o terreno cultural onde os sentidos plurais de criança, contemporaneamente, mas também de uma perspectiva histórica, são decididos pelos adultos e porventura negociados pelas crianças, sabendo que eles se articulam com formações de poder entre adulto e criança e que a experiência de crianças existe criativamente na competição entre práticas de significação. Na primeira parte do estudo a definição teórica e metodológica desta questão ocupa os três primeiros capítulos da dissertação, ocupados em desenhar a topografia de um terreno marcado por políticas de representação da criança em disciplinas várias e em procurar os termos, as categorias e as metodologias para melhor definir os contornos de um estudo cultural da criança. A primeira parte do estudo estabelece, que a criança na cultura e os modos da sua enunciação cultural tensa ao longo do século XX em textos ficcionais, populares e académicos, entendidos como formas de representação e de dominação culturais da criança pelos adultos, constituem um problema essencial por intermédio do qual se torna possível teorizar que o poder adulto sobre a criança se encontra alojado de forma subtil em diversas estruturas de práticas de significação: as disciplinas académicas, a literatura, a ficção infantil, as relações entre adulto e criança formais e informais. Teoriza que a criança é produto de metodologias e práticas de análise que competem entre si por legitimidade e universalidade, e se encontra no cerne de uma série de debates culturais e civilizacionais contemporâneos: o impacto dos média na vida das pessoas, o incremento de sociedades violentas, a sexualidade, a pluralidade e/ou ausência de valores estáveis, e permanentes, as mudanças de ritmo e de formas de vida ocidentais. Enquanto conceito a criança é considerada sintoma e causa de todas estas situações que provocam ansiedades nos adultos. A inquirição de hipóteses metodológicas do estudo interdisciplinar da criança, isto é, cruzando fronteiras disciplinares e articulando saberes académicos, bem como a abordagem de instituições e práticas de anunciação da criança na cultura é, na segunda parte do estudo, articulada com textos ficcionais. Em quatro estudos independentes constitui-se um projecto de história cultural sobre diversas lutas por sentidos de criança em contextos culturais específicos, partindo do pressuposto que nem os sentidos nem as práticas culturais e consequentemente nem as experiências de criança são homogéneos, mas essencialmente contraditórios, plurais e mesmo antagónicos.
- Caught in the culture(s) war : the teacher training colleges in PortugalPublication . Morgado, MargaridaThe paper addresses issues of power in the Portuguese higher education system by comparing and contrasting universities and polytechnics frameworks for educating teachers of English as a Foreign Language. It highlights from a cultural perspective ‘the culture wars’ being fought over notions of learning and what should constitute ‘culture’.
- Sondando a inocência infantil : the death of the heart de Elizabeth BowenPublication . Morgado, MargaridaNo quadro da investigação cultural proposta por Raymond Williams e do conceito por ele enunciado de “estrutura de sensibilidade” propõe-se uma leitura do romance de Elizabeth Bowen, The Death of the Heart, de modo a realçar a obra literária como artefacto cultural que contribui para a construção de uma determinada imagem da criança na sociedade inglesa de entre guerras e como geradora de uma nova figura semântica de criança no romance inglês.