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- Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da PiedadePublication . Faustino, António; Serrano, João; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Petrica, JoãoOs resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
- A intensidade da actividade física nos tempos livres: estudo de uma criança de 12 anos do meio urbanoPublication . Faustino, António; Serrano, João; Santos, Dino; Mamede, Sofia; Marreiros, SóniaO objectivo da investigação é estudar as actividades diárias das crianças e a oscilação da sua frequência cardíaca durante essas mesmas actividades, nos tempos livres, durante uma semana tipo, no meio urbano. Este trabalho é um estudo de caso com uma criança do sexo feminino, com a idade de 12 anos. A recolha de dados foi feita através de tabelas de registo diário e semanal e também com o auxílio de monitores de frequência cardíaca. Através da análise dos dados obtidos, podem-se tirar algumas conclusões: • de todas as actividades que a criança realiza no seu tempo livre, passa mais tempo em actividades de carácter lúdico; • a maioria das actividades que realiza ao longo da semana nos seus tempos livres são sedentárias e apresentam uma intensidade cardíaca baixa; • nas actividades que implicam um maior movimento, apresenta, em média, intensidades superiores em detrimento das actividades que exijam menor movimento.
- Estudo sobre a actividade física nos tempos livres de uma criança de 8 anos no meio urbanoPublication . Faustino, António; Serrano, João; Ventura, António; Lopes, Elisabete; Lopes, MarcoO principal objectivo do estudo foi a análise das actividades diárias e a oscilação da frequência cardíaca de uma criança de 8 anos do sexo masculino, nos seus tempos livres, durante uma semana tipo no meio urbano. Os dados recolhidos foram analisados em termos de duração (minutos) e tratados em percentagem do tempo total. Os dados da frequência cardíaca foram analisados por ajustamento à ocupação das actividades diárias e tratados em termos de média e valor máximo e mínimo. Os dados foram recolhidos com um aparelho para recolha a cada 60 segundos. Como conclusões principais podemos referir que: - A frequência cardíaca da criança, nas diferentes actividades aumenta consideravelmente ao fim de semana. - O somatório das médias das FC em todas as actividades, é bastante semelhante nos dias úteis, possivelmente por haver uma repetição das actividades físicas. - Todas as actividades físicas realizadas durante esta semana são consideradas, actividades físicas leves. - As actividades em que a criança passa mais tempo são as lúdicas e as refeições, enquanto aquelas onde passa menos tempo são as actividades desportivas e as actividades livres orientadas.
- Rotinas de vida e a frequência cardíaca: Estudo sobre a actividade física nos tempos livres de uma criança de 10 anos, no meio urbanoPublication . Faustino, António; Serrano, João; Belo, José António; Moreira, Mafalda; Martins, Maria de Jesus; Machado, SusanaO presente estudo tem por objectivo relacionar as actividades diárias de uma criança do sexo masculino de 10 anos, do meio urbano com a oscilação da frequência cardíaca registada nessas mesmas actividades. A recolha dos dados foi efectuada através de um registo diário das actividades e do uso de um monitor de frequência cardíaca, durante uma semana tipo no período pós-escolar. Os dados obtidos foram inicialmente categorizados em função das actividades realizadas pela criança, seguindo-se uma análise ao tempo dedicado a cada actividade e categoria. Neste seguimento foram também analisados os valores médios, máximos e mínimos da frequência cardíaca, bem como abordá-los no que toca à distinção semana do fim-de-semana. Como conclusões verificámos que: A criança não pratica Actividades Desportivas; As categorias de actividades que mais predominam no dia-a-dia da criança são as Actividades Lúdicas e as de Mobilidade. Tanto durante a semana como ao fim-de-semana, as actividades que ocupam maior percentagem sobre o tempo total correspondem às Actividades Lúdicas. Na generalidade, a criança em estudo apresenta valores de frequência cardíaca de nível leve.
- Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal - Estudo de caso sobre a Escola Básica Senhora da PiedadePublication . Faustino, António; Serrano, João; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Petrica, JoãoOs resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e currícula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da "escola em tempo integral"como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na "escola em tempo integral", através de um "retrato de movimento na escola". Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professores). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma área imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.