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Inovação Didática no Ensino Superior através do Projeto ROBOT@ESCOLA: escola de robótica
Publication . Gonçalves, Paulo; Torres, Pedro; Farinha, Rodolfo
A Robótica é uma área multidisciplinar que tem contribuído significativamente no processo educativo dos jovens nos últimos anos. O modelo pedagógico de aprender fazendo é uma alavanca fundamental para cativar e manter os alunos interessados nas áreas tecnológicas. O projeto ROBOT@ESCOLA – Escola de Robótica, foi desenvolvido com base em componentes básicos para a construção de robôs, plataformas Arduino para programação, bem como dispositivos móveis com sistemas operativos Android, tornando a experimentação de ciência e tecnologia acessível a todos. O projeto foi desenvolvido em parceria com várias instituições de ensino da região da Beira Interior. Desta cooperação resultou uma plataforma robótica (kit) direcionada para a vertente educativa. Este kit de robótica móvel, pode ser utilizado pelos alunos para aprender a lógica dos sistemas programados, interagir com sensores e atuadores, e perceber os fenómenos físicos associados aos diversos tipos de sensores. Além dos aspetos introdutórios, o projeto possibilita explorar vários temas científicos de nível avançado. No artigo é apresentada a prática pedagógica associada à plataforma robótica, que inclui a definição do público-alvo, a metodologia pedagógica, e a avaliação para o caso de estudo apresentado, a unidade curricular de Programação de Computadores. Conclui-se através da experiência adquirida com o projeto que o uso da robótica como recurso de ensino favorece o raciocínio lógico, criatividade e relacionamento interpessoal.
Knowledge and tasks representation for an industrial robotic application
Publication . Bernardo, Rodrigo; Farinha, Rodolfo; Gonçalves, Paulo
The paper presents an implementation of knowledge representation and task representation, based on ontologies for an Industrial Robotic Application. The industrial application is to insert up to 56 small pins, e.g., sealants, in a harness box terminal for the automotive industry. The number of sealants and their insertion pattern vary significantly with the production requests. Based on the knowledge representation of the robot and also based on the tasks to be performed, plans are built and then sent to the robot controller based on the seal pattern production order. Moreover, the robotic system is capable to perform re-planning when an insertion error is reported by a machine vision system. The ontology-based approach was used to define the robot, the machine vision system, and the tasks that were needed to be performed by the robotic system. The robotic system was validated experimentally by showing its capability to correct seal insertion errors, while re-planning.

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Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

5876

Funding Award Number

UID/EMS/50022/2013

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