Repository logo
 
Publication

O papel da observação na compreensão da natureza do conhecimento científico : uma proposta didática baseada nas reações de combustão

dc.contributor.authorFigueiredo, Margarida
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2016-09-08T10:27:12Z
dc.date.available2016-09-08T10:27:12Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractCom vista a abandonar a ideia tradicional de que a observação é objetiva e que, decorrente da objetividade dos factos empíricos é possível estabelecer uma correspondência com a realidade e a verdade, procura-se, através de uma situação experimental problemática, inserida num contexto de História da Ciência, criar um contexto didático apropriado para a compreensão da relação da observação com a teoria que a interpreta. Os resultados obtidos no decurso do Projeto lbero-americano de Avaliação de Atitudes Relativas a Ciência, Tecnologia e Sociedade, através da aplicação do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia-Tecnologia-Sociedad mostraram que a conceção que os alunos têm sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia e sobre a relação entre observação e teoria não é a mais adequada. A Sequência de Ensino-Aprendizagem proposta baseia-se na realização de uma atividade experimental problemática e na discussão dos resultados, relacionando-os com a análise e debate de dois textos sobre a Teoria do Flogisto e a Teoria do Oxigénio.pt_PT
dc.description.abstractIn order to abandon the traditional idea that the observation is objective and that, due to the objectivity of empirical facts is possible to establish a correspondence with reality and truth looking through a problematic experimental situation, centered on a context of the History o! Science, creating an appropriate teaching-learning sequence for understanding the relationship of observation with the theory that interprets it. The results obtained during the Ibero-American Project of Evaluation of Attitudes Related to Science, Technology and Society, by applying the “Cuestionario de Opiniones sobre Ciência Tecnologia-Sociedad” showed that the idea that students have on the Nature of Science and Technology and on the relationship between observation and theory is not the most appropriate. The Teaching-Learning Sequence proposal is based on the realization of an experimental activity and discussion of results, relating them to the analysis and debate of two texts on the phlogiston theory and on the oxygen theory. The Teaching-Learning Sequence proposal is based on the realization of a problematic experimental activity and discussion of their results, relating them to the analysis and debate of two texts on the phlogiston theory and the oxygen theory.pt_PT
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Margarida ; PAIXÃO, Fátima (2015) - O papel da observação na compreensão da natureza do conhecimento científico : uma proposta didática baseada nas reações de combustão. In Encontro Nacional de Educação em Ciências, 16, Lisboa, 10-12 de setembro – Ciência como Cultura : atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 205-209.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5359
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSequência de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectHistória da ciênciapt_PT
dc.subjectCiência-tecnologia-sociedadept_PT
dc.subjectTeaching-learning sequencespt_PT
dc.subjectObservationpt_PT
dc.subjectHistory of sciencept_PT
dc.subjectScience-technology- societypt_PT
dc.titleO papel da observação na compreensão da natureza do conhecimento científico : uma proposta didática baseada nas reações de combustãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage209pt_PT
oaire.citation.startPage205pt_PT
oaire.citation.titleXVI Encontro Nacional de Educação em Ciências : Ciência como Culturapt_PT
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O PAPEL DA OBSERVAÇÂO NA COMPREENSÂO.pdf
Size:
2.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: