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A práxia global e fina numa criança com espetro de autismo

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo
dc.date.accessioned2020-09-21T10:32:51Z
dc.date.available2020-09-21T10:32:51Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) podem aprender a utilizar o seu corpo do mesmo modo que uma criança sem qualquer problema, apenas têm mais dificuldades em processar a informação. A dificuldade de socialização pode provocar um atraso no desenvolvimento psicomotor. Por sua vez, as atividades físicas são promotoras de uma boa saúde e bem-estar da criança com PEA e a sua motricidade pode vir a desenvolver-se de modo a conseguir uma envolvência com o corpo e com o espaço. O estudo centra-se na observação dos efeitos da atividade física adaptada nos fatores psicomotores Práxia Global e Práxia Fina de uma criança com espectro do autismo, a frequentar o jardim de Infância. Aplicou-se a bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, traçou-se o perfil psicomotor da criança e seguidamente extraíram-se os resultados relativos a estes dois fatores, por serem os mais fracos, e, concebeu-se e aplicou-se um plano de atividades físicas adaptadas. No final do programa voltou-se a aplicar a bateria psicomotora. Da análise à primeira aplicação da BPM os fatores com pior perfil foram os das Práxias Global (1,3-Fraco) e Fina (1-Fraco), cujos resultados revelam uma realização imperfeita, incompleta e descoordenada. O plano de atividades físicas adaptadas foi elaborado tendo em vista sobretudo estes fatores visando melhorar o desempenho da criança nas suas competências psicomotoras ao nível das Práxias. O plano foi aplicado durante 7 meses, com 3 sessões por semana de 40 minutos. Por fim, voltou-se a aplicar a BPM, cujos resultados apresentam melhorias evidentes nos diferentes subfactores da Praxia Global obtendo assim um valor considerado bom, com realização controlada e adequada (3,2 - bom). Apesar da Praxia Fina continuar a apresentar melhorias pouco evidentes (1,4 - Fraco), um dos subfatores –Tamborilar – evoluiu bastante, mas mesmo assim é o fator psicomotor com mais dificuldades de realização para a criança. Constatamos que o plano de atividades físicas adaptadas produziu efeito positivo no perfil das Práxias desta criança, uma vez que o seu perfil evoluiu mostrando em alguns subfatores um excelente índice de disponibilidade motora.pt_PT
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dc.identifier.citationMesquita, H., Serrano, J., Honório, S., Batista, A. & Almeida, D. (2019). A práxia global e fina numa criança com espetro de autismo. In Serra, N., Vila-Châ, C., Casanova, N., Pereira, B. (Coord.) (2019). Educação Física, Lazer & Saúde – Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física – Volume II. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. (ISBN: 978-972-8681-79-1). pp.7-14.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8681-79-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7253
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico da Guardapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEspetro do autismopt_PT
dc.subjectPráxia globalpt_PT
dc.subjectPráxia finapt_PT
dc.subjectBateria psicomotorapt_PT
dc.subjectPerfil psicomotorpt_PT
dc.subjectIntervenção psicomotorapt_PT
dc.titleA práxia global e fina numa criança com espetro de autismopt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico da Guradapt_PT
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oaire.citation.titleEducação Física, Lazer & Saúde – Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Físicapt_PT
oaire.citation.volumeVolume IIpt_PT
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