Repository logo
 
Publication

As TIC no 1º ciclo do ensino básico : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada

dc.contributor.authorCardoso, Elsa Margarida Rama
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2013-12-02T15:32:02Z
dc.date.available2013-12-02T15:32:02Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNeste artigo reflectimos sobre o impacto das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, focando as novas formas de aprendizagem geradas pelo seu aparecimento e os desafios impostos à docência pela geração digital, nomeadamente a necessidade de estratégias. Além disso, as novas tecnologias surgem como um meio aliciante para os nossos alunos, que cada vez mais nascem e crescem numa era digital sendo estes dispositivos uma constante do seu dia-a-dia. Os objectivos da investigação realizada no âmbito da prática supervisionada pretenderam recolher dados acerca dos conhecimentos dos alunos e dos professores relativamente à utilização das TIC em contexto educativo. Uma outra preocupação desta investigação foi a de investigar em que medida as opiniões dos órgãos diretivos (diretor e coordenador de departamento) podem ou não influenciar a implementação de «rotinas» que visem a utilização das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Dos dados recolhidos foi possível averiguar-se que a formação dos professores em TIC se mostrou ser «aleatória», sem uma orientação prévia e/ou adequação ao nível de docência, assim como, se perspectivou uma ausência de um quadro concetual teórico que pudesse promover uma adequada utilização das TIC, apesar dos alunos já terem um domínio e um conhecimento aceitáveis de acordo com a respectiva fixa etária. Neste sentido, é importante que os órgãos directivos possuam conhecimentos e uma literacia digital que possa influenciar os professores e que consiga criar condições para uma efectiva utilização das TIC, uma vez que nesta investigação foi possível verificar uma certa falta de orientação estratégica que pode por em causa uma utilização sistemática e extensiva das TIC.por
dc.identifier.citationCARDOSO, Elsa ; GIL, Henrique (2013) - As TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico: Resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada. In XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 13-15 Novembro, atas. p. 105-109.por
dc.identifier.isbn978-989-96261-3-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2128
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherMaria José Marcelino ; Maria Cristina Azevedo Gomes ; António José Mendespor
dc.subjectTICpor
dc.subjectPotencialidadespor
dc.subjectLimitaçõespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleAs TIC no 1º ciclo do ensino básico : resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionadapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage109por
oaire.citation.startPage105por
oaire.citation.titleXV Simpósio Internacional de Informática Educativapor
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As TIC no 1º ciclo do ensino basico.pdf
Size:
239.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: