Publication
Compêndio de clarinete
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra | |
dc.contributor.advisor | Ladeira, Pedro Miguel Reixa | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Helder António da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T10:18:07Z | |
dc.date.available | 2021-05-18T10:18:07Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | Na prática pedagógica do clarinete existe um vasto leque de estudos e repertório contemporâneo, bem como bibliografia sobre pedagogia e metodologias que são ferramentas essenciais para complementar a prática da docência. No entanto, na sua maioria, esta bibliografia refere-se à docência do clarinete a um nível mais avançado, sendo mais adequada até para o ensino a nível superior. Desta forma, no que concerne ao nível secundário do clarinete, há muito pouca informação sobre pedagogia moderna que seja adequada a estes graus. Conhecendo algumas obras, estudos e técnicas modernas que se podem adequar ao ensino do clarinete a nível secundário, mas que não se encontram devidamente inseridos nos programas dos conservatórios, academias e escolas profissionais, este trabalho pretende sistematizar o leque de repertório adequado, elaborando um compêndio que possa elencar estes recursos ao nível secundário de forma coerente e objetiva, tendo em vista os seguintes parâmetros: contextualização da Música Contemporânea, abordagem teórica e prática das variadas técnicas e o estímulo desta linguagem musical. Este trabalho está organizado em duas secções distintas: a primeira decorre da ação desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizado no Conservatório de Música de Sintra com um aluno no 6º Grau de Clarinete; a segunda secção é o Projeto do Ensino Artístico, intitulado Compêndio de Clarinete: por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário, que pretende ser uma ferramenta útil do ponto de vista teórico e prático, reduzindo algumas das lacunas existentes no ensino secundário e no âmbito da música contemporânea | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract : In teaching clarinet practice there is a wide range of studies and contemporary repertoire, as well as literature on pedagogy and methodologies, which are essential tools to complement the teaching practice. However, for the most part, this bibliography refers to teaching the clarinet at a more advanced level, being more suitable for teaching at a higher level. Thus, with regard to secondary level clarinet, there is very little information on modern pedagogy appropriate for these grades. Acknowledging some works, studies and modern techniques which can be adapted to the teaching of clarinet at secondary level, but are not properly inserted in the syllabus of conservatories, academies and professional schools, this work intends to systematize the range of appropriate repertoire, by elaborating a compendium which can list these resources at the secondary level in a coherent and objective way. It considers the following parameters: contextualization of Contemporary Music, theoretical and practical approach to various techniques and the encouragement of this musical language. This paper is organized into two distinct sections: the first arises from the action developed during supervised teaching practice, held in Sintra Conservatory of Music with a 6th grade Clarinet student; the second section is the artistic education project entitled Clarinet Compendium: for a systematization of the most relevant contemporary repertoire in secondary education, which aims to be a useful tool, from a theoretical and practical point of view, reducing some of the existing gaps in secondary education and in the contemporary music context. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202726827 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7535 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Música contemporânea | pt_PT |
dc.subject | Clarinete | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário especializado | pt_PT |
dc.subject | Técnicas/Repertório contemporâneo | pt_PT |
dc.subject | Música contemporânea portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Contemporary music | pt_PT |
dc.subject | Clarinet | pt_PT |
dc.subject | Specialized secondary education | pt_PT |
dc.subject | Contemporary techniques / repertoire | pt_PT |
dc.subject | Portuguese contemporary music | pt_PT |
dc.title | Compêndio de clarinete | pt_PT |
dc.title.alternative | Por uma sistematização do repertório contemporâneo mais relevante no ensino secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1