Repository logo
 
Publication

A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorTrindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorConceição, Marta Rita
dc.date.accessioned2022-09-26T15:06:17Z
dc.date.available2022-09-26T15:06:17Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Academia de Música de Lisboa. É realizada uma contextualização do meio escolar, bem como de todos os componentes teóricos e práticos que o constituem. Depois realiza-se a caracterização do Aluno e da Classe de Conjunto em estudo, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si e encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório inclui na segunda parte um projeto cujo objetivos investigativos são aprofundar conhecimento sobre o Método Suzuki e o El Sistema, e identificar e analisar os resultados da prática de Música de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal do aluno. Foi realizada uma revisão literária sob o ponto de vista de Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, entre outros, onde se abordam temas técnicos e teóricos acerca da prática do violino em contexto individual e principalmente de conjunto. Assim foi realizada uma investigação descritiva que visa analisar e comparar o efeito das Aulas de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados do Método Suzuki e do El Sistema. Nesse sentido, recolheram-se dados de várias fontes, através da realização de entrevistas, transmitindo perceções de quem aprendeu ou ensina sob o Método Suzuki e/ou El Sistema. De seguida, foram retiradas as conclusões da investigação que parecem indicar que existem benefícios no desenvolvimento dos alunos num ensino que inclua a prática regular de Aulas de Conjunto e que o Método Suzuki e o El Sistema partilham alguns princípios em comum para que se reúnam tais resultados.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This internship report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice, developed at the Lisbon Academy of Music. A contextualization of the school environment is made, as well as all the theoretical and practical components that constitute it. Then the characterization of the student and the ensemble class under study is made, followed by the description of the development of the practice itself and ending with a reflection on it. The second part of this report includes a project whose investigative objectives are to deepen knowledge about the Suzuki Method and El Sistema, and to identify and analyze the results of ensemble music practice on the student's musical and socio-personal development. A literature review was carried out from the point of view of Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, among others, where technical and theoretical issues about violin practice in individual and mainly ensemble contexts are addressed. Thus, a descriptive research was carried out to analyze and compare the effect of ensemble classes on the musical and socio-personal development of students derived from the Suzuki Method and El Sistema. In this sense, data was collected from conducting interviews, conveying perceptions of those who learned or teach under the Suzuki Method and/or El Sistema. Then, the conclusions of the research were drawn, which seem to indicate that there are benefits in the development of students in a teaching that includes the regular practice of Ensemble Lessons, and that the Suzuki Method and El Sistema share some principles in common for such results to be gathered.pt_PT
dc.identifier.tid203071050
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8126
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectMétodo Suzukipt_PT
dc.subjectEl Sistemapt_PT
dc.subjectAulas de conjuntopt_PT
dc.subjectAprendizagem e desenvolvimento musical, social e pessoalpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectEnsemble classespt_PT
dc.subjectLearning and musical, social and personal developmentpt_PT
dc.titleA importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistemapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marta Conceição (19).pdf
Size:
3.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: