Repository logo
 
Publication

As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo piloto

dc.contributor.authorFerreira, Ana Isabel Nogueira
dc.contributor.authorRamalhete, Eunice Jacqueline Agostinho
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorAlmeida, Lídia
dc.contributor.authorBarata, Susana
dc.date.accessioned2019-05-31T08:48:31Z
dc.date.available2019-05-31T08:48:31Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO grande desafio da Escola de hoje é dar resposta às necessidades dos alunos, passando pela fusão do sistema de ensino regular e do sistema de ensino especial. Inclusão é a palavra de ordem quando ouvimos falar em educação. As tecnologias de informação e comunicação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais, garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. Conscientes de que a comunicação é fundamental na vida de qualquer ser, este artigo reflete uma abordagem de investigação de alunas do Mestrado do Curso de Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação, nomeadamente o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Este estudo piloto teve lugar numa parceria entre a entidade formadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco. Neste estudo, procuramos analisar o efeito que produz a leitura de uma história adaptada no Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação e numa canção, comparada com a leitura da história analógica e avaliar a importância do livro adaptado no Sistema de Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação para a literacia de crianças de Necessidades Educativas Especiais. Pretendeu-se ainda verificar o impacto dos recursos digitais, aferindo a existência ou não de diferenças ao nível da motivação, curiosidade, compreensão por parte das crianças. Consideramos que o sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação, é um suporte tecnológico que contribui para o desenvolvimento de competências comunicativas, desenvolvimento da linguagem e da literacia, minimizando as barreiras de comunicação e beneficiando as crianças com necessidades educativas especiais, com uma maior e melhor interação social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana [et al.] (2019) - As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo piloto. In Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, 1-3 de fevereiro de 2018 - A investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugal : atas. Lisboa : AFIRSE Portugal. p. 1735-1745.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-35-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6543
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugalpt_PT
dc.relation.publisherversionwww.afirse.ie.ul.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducativas especiaispt_PT
dc.subjectSímbolos pictográficos para a comunicaçãopt_PT
dc.subjectSistemas aumentativos e alternativos de comunicação.pt_PT
dc.titleAs potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo pilotopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1745pt_PT
oaire.citation.startPage1735pt_PT
oaire.citation.titleA investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugalpt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Repositório_Afirse_2_2019_.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: