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As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo piloto
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Isabel Nogueira | |
dc.contributor.author | Ramalhete, Eunice Jacqueline Agostinho | |
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Almeida, Lídia | |
dc.contributor.author | Barata, Susana | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T08:48:31Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T08:48:31Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O grande desafio da Escola de hoje é dar resposta às necessidades dos alunos, passando pela fusão do sistema de ensino regular e do sistema de ensino especial. Inclusão é a palavra de ordem quando ouvimos falar em educação. As tecnologias de informação e comunicação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais, garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. Conscientes de que a comunicação é fundamental na vida de qualquer ser, este artigo reflete uma abordagem de investigação de alunas do Mestrado do Curso de Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação, nomeadamente o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Este estudo piloto teve lugar numa parceria entre a entidade formadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco. Neste estudo, procuramos analisar o efeito que produz a leitura de uma história adaptada no Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação e numa canção, comparada com a leitura da história analógica e avaliar a importância do livro adaptado no Sistema de Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação para a literacia de crianças de Necessidades Educativas Especiais. Pretendeu-se ainda verificar o impacto dos recursos digitais, aferindo a existência ou não de diferenças ao nível da motivação, curiosidade, compreensão por parte das crianças. Consideramos que o sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação, é um suporte tecnológico que contribui para o desenvolvimento de competências comunicativas, desenvolvimento da linguagem e da literacia, minimizando as barreiras de comunicação e beneficiando as crianças com necessidades educativas especiais, com uma maior e melhor interação social. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ana [et al.] (2019) - As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo piloto. In Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, 1-3 de fevereiro de 2018 - A investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugal : atas. Lisboa : AFIRSE Portugal. p. 1735-1745. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-35-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6543 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | www.afirse.ie.ul.pt | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Símbolos pictográficos para a comunicação | pt_PT |
dc.subject | Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. | pt_PT |
dc.title | As potencialidades do livro adaptado e da canção no sistema SPC em crianças com NEE : estudo piloto | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1745 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1735 | pt_PT |
oaire.citation.title | A investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |