Repository logo
 
Publication

Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorTaborda, Ana Raquel Quina
dc.contributor.authorHeitor, Ana Filipa de Matos
dc.date.accessioned2016-04-18T11:59:29Z
dc.date.available2016-04-18T11:59:29Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractArticular a educação com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos, ou articular a escola com a comunidade educativa de um território é uma demanda da sociedade atual. Esta perspetiva aponta que a educação não formal, entendida como aquela que ocorrendo fora da escola tem intenção de ensinar e de desenvolver aprendizagens mais relevantes, permite enquadrar as crianças e as suas aprendizagens no meio natural e social envolvente, favorece uma abordagem mais contextualizada do processo de ensino-aprendizagem e conduz à formação de cidadãos mais despertos para o mundo. O estudo que se apresenta, inserido na problemática da interação entre educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2.º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada, visou dar resposta à seguinte questão: De que forma a exploração do tema “os cinco sentidos”, no Horto de Amato Lusitano, através da realização de atividades de cariz prático, contribui para a aprendizagem das Ciências? Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados e a definição de categorias de análise. Da análise dos resultados sobressaem como conclusões que: os alunos compreenderam as potencialidades dos seus sentidos, apercebendo-se da importância para a sua vida; as aprendizagens foram bastante ricas e abrangentes, ao nível da aquisição de conceitos, do desenvolvimento de capacidades científicas e da componente afetiva e relacional.pt_PT
dc.description.abstractTo articulate education with the training processes of individuals as citizens, or articulate school with the educational community of a territory is a demand of current society. This perspective suggests that non-formal education, understood as occurring outside the school has the intends to teach and develop more relevant learning, permits to frame children and their learning in the natural and social environment, favoring a more contextualized approach to the process of teaching and learning and leads to the formation of more responsible citizens. This study inserted into the problematic of interaction between formal and nonformal education, developed with pupils of 2nd year of basic education in the ambit of the supervised teaching practice, aimed to answer the following research question: How does the exploration of the theme "the five senses" in the Garden of Amato Lusitano, by conducting practical oriented activities, contributes to the learning of sciences? We adopted a qualitative methodology identified with action-research, involving the use of different data collection techniques and the definition of categories of analysis. From the analysis of the results can be highlighted some conclusions: students understood the potentiality of their five senses, realizing its importance for their lives; learning were rich and comprehensive, in terms of acquisition of concepts, development of scientific abilities and of affective and relational components.pt_PT
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima [et al.] (2015) - Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interacções. ISSN 1646-2335. Vol. 11, nº 39, p. 528-539.pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4292
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.ispartofseries39;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectContextos não formaispt_PT
dc.subjectHorto de Amato Lusitanopt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectNon-formal contextspt_PT
dc.subjectGarden of Amato Lusitanopt_PT
dc.titleAprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage539pt_PT
oaire.citation.startPage528pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender_para_alem_da_escola.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: