Repository logo
 
Publication

O uso da imitação na iniciação ao clarinete

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorFerreira, Tânia Carina Teixeira
dc.date.accessioned2020-06-04T11:31:09Z
dc.date.available2020-06-04T11:31:09Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2020
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, é dividido em duas partes, a parte I – Prática de Ensino Supervisionada e a parte II – Projeto de Investigação. Na primeira parte, é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada, assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento, do Conservatório Regional de Castelo Branco, frequentado durante o estágio. A segunda parte remete à iniciação ao clarinete, que é um processo que requer bastante atenção por parte dos professores, tendo estes, então, que desenvolver e aplicar diferentes estratégias para incentivarem os alunos. Uma dessas estratégias é mencionada neste estudo, o da aprendizagem por imitação. Este relatório de estágio demonstra e explica aos professores de iniciação ao clarinete essa estratégia de forma simples, mas fundamentada, para eles usufruírem nas suas aulas, com os seus alunos, baseando-se na Teoria da Aprendizagem Social, de Albert Bandura, e nas problemáticas adjacentes da iniciação ao clarinete.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present report is divided in two parts being the part I about the Supervised Teaching Practice and the part II the Investigation project. The first part consists in the description and analysis of the Supervised Teaching Practice, as well as, its contextualization about the city and the teaching place, Conservatório Regional de Castelo Branco, where the internship was done. The second part is about the clarinet initiation that is a process that requires much attention by professors where they must to develop strategies to incentive their students. One of these strategies calls learning using imitation and is mentioned in this study. This report demonstrates and explains to clarinet initiation’s professors the strategy in an easy and simple way but also reasoned, allowing professors and students to use it during the lessons. The strategy is based in the Theory of Social Learning of Albert Bandura and its issues during clarinet’s initiation, as well.pt_PT
dc.identifier.tid202484580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7122
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectImitação/observaçãopt_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectEnsino do clarinetept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectImitation/observationpt_PT
dc.subjectInitiationpt_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.subjectClarinet teachingpt_PT
dc.titleO uso da imitação na iniciação ao clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tânia Ferreira(17).pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format