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Authors
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Abstract(s)
O autor analisa, no novo cenário de mudança, a emergência de temas diversos de políticas e reformas do ensino superior, da avaliação da qualidade, da extensão do serviço universitário à comunidade, das relações profissionais aos novos ambientes de trabalho, etc.
Destaca, em cinco pontos, o nível organizacional (estrutura das instituições com limitações), as funções (objectivos multidimensionais), o sistema de financiamento, a limitação dos recursos humanos e materiais (adaptação aos novos recursos tecnológicos), a gestão (problema da liderança forte), a avaliação do desempenho pedagógico, a avaliação institucional (avaliação interna, externa e meta-avaliação) e a qualidade de ensino, a qualificação profissional e o seu êxito profissional. Nesta análise interpretativa aborda, assim, os modelos de ensino superior no novo contexto da sociedade do conhecimento.
Description
Keywords
Instituições de ensino superior Modelos de ensino superior Estrutura organizacional Avaliação da qualidade Política universitária
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2009) - As instituições de ensino superior : constrangimentos, representações, práticas. … à Beira. ISSN 1645-2976. Nº 9 (Dez.), p. 301-326.
Publisher
Universidade da Beira Interior
