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- Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolaresPublication . Alves, Maria Manuela da Silva Claro de AndradeEste estudo enquadra-se numa abordagem compreensiva acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objectivo indagar sobre os factores que determinam o processo. Procura-se entender as formas de actuação nas duas escolas, através das acções desenvolvidas pela escola, comunidade, as barreiras e facilitadores e quais os reflexos que a participação/envolvimento no processo dos diferentes intervenientes pode acarretar em termos de aquisição de competências e de futuro. A Escola tem vindo a modificar o seu modo de actuar, de molde a dar uma resposta mais adequada às necessidades educativas dos alunos. No entanto, esta resposta difere consoante a realidade e nem sempre é a mais eficaz em termos de transição. A resolução deste problema passa pela conformidade da escola às necessidades reais dos alunos, investindo no apoio e formação pré e profissional dos jovens e, pelo incremento de formas de actuação colaborativas, extensivas à comunidade.
- As instituições de ensino superior : constrangimentos, representações, práticasPublication . Martins, Ernesto CandeiasO autor analisa, no novo cenário de mudança, a emergência de temas diversos de políticas e reformas do ensino superior, da avaliação da qualidade, da extensão do serviço universitário à comunidade, das relações profissionais aos novos ambientes de trabalho, etc. Destaca, em cinco pontos, o nível organizacional (estrutura das instituições com limitações), as funções (objectivos multidimensionais), o sistema de financiamento, a limitação dos recursos humanos e materiais (adaptação aos novos recursos tecnológicos), a gestão (problema da liderança forte), a avaliação do desempenho pedagógico, a avaliação institucional (avaliação interna, externa e meta-avaliação) e a qualidade de ensino, a qualificação profissional e o seu êxito profissional. Nesta análise interpretativa aborda, assim, os modelos de ensino superior no novo contexto da sociedade do conhecimento.
