Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese-Mestrado_Maria Manuela Alves.pdf19.93 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo enquadra-se numa abordagem compreensiva acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objectivo indagar sobre os factores que determinam o processo. Procura-se entender as formas de actuação nas duas escolas, através das acções desenvolvidas pela escola, comunidade, as barreiras e facilitadores e quais os reflexos que a participação/envolvimento no processo dos diferentes intervenientes pode acarretar em termos de aquisição de competências e de futuro. A Escola tem vindo a modificar o seu modo de actuar, de molde a dar uma resposta mais adequada às necessidades educativas dos alunos. No entanto, esta resposta difere consoante a realidade e nem sempre é a mais eficaz em termos de transição. A resolução deste problema passa pela conformidade da escola às necessidades reais dos alunos, investindo no apoio e formação pré e profissional dos jovens e, pelo incremento de formas de actuação colaborativas, extensivas à comunidade.

Description

Keywords

Escola inclusiva Necessidades Educativas Especiais Transição para a vida pós-escolar Currículos funcionais Plano individual de transição Programas de apoio à transição

Pedagogical Context

Citation

ALVES, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade - Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolares. Castelo Branco : IPCB, 2009. 203 p. Dissertação de Mestrado

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

IPCB

CC License