Repository logo
 
Publication

Uma criança autista numa turma regular de educação musical : um plano de intervenção

dc.contributor.authorEspinhaço, Maria de Fátima dos Santos Marques
dc.date.accessioned2012-07-26T10:09:35Z
dc.date.available2012-07-26T10:09:35Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstractAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são perturbações globais do Desenvolvimento que afetam três grandes áreas: A Comunicação, a Interação Social e o Jogo Simbólico e Repertório de Interesses. Dadas as particularidades desta patologia, muitas vezes torna-se difícil o trabalho de intervenção a realizar. Assim, é cada vez mais pertinente apostar em estratégias mais lúdicas e criativas para que estas crianças possam desenvolver-se de forma plena e se torne possível a sua inclusão nas escolas e na sociedade, tendo em vista o aumento da sua qualidade de vida e das suas famílias. Sendo a Música um excelente meio de desenvolvimento, uma vez que permite que a criança usufrua de satisfações imediatas, esta, pode contribuir ao nível da comunicação quer verbal, quer não-verbal, no que diz respeito a aspetos cognitivos, afetivos/emocionais e motores, ao mesmo tempo que promove a interação e o autoconhecimento. É assim importante que a criança sinta na Música a oportunidade de explorar os seus sentimentos e exterioriza-los, sem ter, muitas vezes, que os verbalizar. Este trabalho baseia-se na realização de um plano de intervenção que tem como principal objetivo demonstrar o que uma criança autista, inserida numa turma do ensino regular, pode realizar com os seus pares num contexto de sala de aula de Educação Musical. Os resultados do nosso trabalho demonstraram que é possível incluir alunos com NEE, (no caso presente um aluno autista), numa turma do ensino regular, tendo como base um Plano de Intervenção coerente delineado com a colaboração de todos os intervenientes no processo: professor de Educação Musical, aluno, família, Conselho de Turma, SPO, Direção da Escola, entre outros, ou seja, que haja uma ação concertada e fundamentada no sentido da Inclusão de um aluno “diferente” numa turma.por
dc.identifier.citationESPINHAÇO, Maria de Fátima dos Santos Marques (2012) - Uma criança autista numa turma regular de educação musical : um plano de intervenção. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 151 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1376
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectPlano de intervençãopor
dc.titleUma criança autista numa turma regular de educação musical : um plano de intervençãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage151por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE Fatima Espinhaço.pdf
Size:
4.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: