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Motivação autodeterminada para o exercício físico e bem-estar subjetivo dos estudantes internacionais guineenses do Instituto Politécnico de Castelo Branco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Batista, Marco Alexandre da Silva | |
dc.contributor.advisor | Santos, Jorge Manuel Folgado dos | |
dc.contributor.author | Bluté, Lino | |
dc.date.accessioned | 2025-10-16T14:40:50Z | |
dc.date.available | 2025-10-16T14:40:50Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco com vista à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física. | |
dc.description.abstract | A motivação relaciona-se com prazer e a satisfação pessoal que os estudantes experienciam ao praticar exercícios físicos. Assim, os fatores que a influenciam incluem a busca pelo bem-estar, a superação de desafios pessoais e a melhoria da saúde física e mental. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o nível de Motivação Autodeterminada para o Exercício Físico e o Bem-Estar Subjetivo de estudantes internacionais guineenses do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de uma investigação de abordagem quantitativa, exploratória e de corte transversal. Participaram na pesquisa 42 estudantes, dos quais 27 (64,3%) eram do género masculino e 15 (35,7%) do género feminino, com uma média de idade de 25,16 anos (DP±38). O estudante mais novo tinha 19 anos, enquanto o mais velho contava com 37 anos. Entre os participantes, 33 (78,6%) eram estudantes a tempo inteiro e 9 (21,4%) eram trabalhadores-estudantes. Estiveram representados dois níveis de habilitações académicas: Licenciatura com 36 estudantes (85,7%) e mestrado com 6 estudantes (14,3%). O estudo abrangeu ainda as seis escolas que compõem o Instituto Politécnico de Castelo Branco: a Escola Superior de Educação com 18 (42,9%) estudantes, a Escola Superior de Tecnologia com 14 (33,3%), a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova com 7 (16,7%), a Escola Superior Agrária com 2 (4,8%), a Escola Superior de Saúde com 1 (2,4%) e a Escola Superior de Artes, que não teve participantes. Para a recolha de dados, foram utilizadas versões validadas em língua portuguesa para a mensuração das seguintes variáveis: Escala de Satisfação com a Vida (Neto, 1990, 1993), Escala dos Afetos Positivos e Negativos (Galinha & PaisRibeiro, 2005), Escala da regulação Comportamental no Exercício (Monteiro, Moutão & Cid, 2018), Escala das Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (Monteiro et al., 2016) e Dados sociais e demográficos. Os resultados revelaram que os estudantes do género masculino apresentaram valores ligeiramente superiores em relação à motivação controlada e à motivação, enquanto os estudantes do género feminino obtiveram valores mais elevados na motivação autónoma. Nas variáveis das Necessidades Psicológicas Básicas (autonomia, competência e relação social), não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, embora os estudantes do género feminino tenham apresentado valores ligeiramente superiores em todas as dimensões. Em termos de Bem-Estar Subjetivo, na dimensão da Satisfação com a Vida, os estudantes do género masculino alcançaram valores mais elevados do que os do género feminino. Já nos Afetos Positivos, os estudantes do género feminino obtiveram valores superiores, e nos Afetos Negativos, ambos os géneros apresentaram valores equivalentes. As correlações demonstraram que existem correlações positivas e estatisticamente significativas entre a Satisfação com a Vida e todas as variáveis de Motivação, assim como nas Necessidades Psicológicas Básicas. | por |
dc.description.abstract | Abstract: Motivation refers to the pleasure and personal satisfaction that students experience when engaging in physical exercise. The factors influencing it include the pursuit of well-being, the overcoming of personal challenges, and the improvement of physical and mental health. The main objective of this study was to identify the level of Self-Determined Motivation for Physical Exercise and Subjective Well-Being among Guinean international students at the Polytechnic Institute of Castelo Branco. This is a descriptive and exploratory study, conducted using a cross-sectional and quantitative approach. A total of 42 students participated in the research, of whom 27 (64.3%) were male and 15 (35.7%) were female, with a mean age of 25.16 years (SD = 4.38). The youngest student was 19 years old and the oldest was 37. Among the participants, 33 (78.6%) were full-time students and 9 (21.4%) were working students. Two academic levels were represented: Bachelor's degree (36 students; 85.7%) and Master's degree (6 students; 14.3%). The study included all six schools within the Polytechnic Institute of Castelo Branco: the School of Education with 18 students (42.9%), the School of Technology with 14 (33.3%), the School of Management in Idanha-a-Nova with 7 (16.7%), the School of Agriculture with 2 (4.8%), the School of Health with 1 (2.4%), and the School of Arts, which had no participants. For data collection, validated Portuguese-language versions of the following instruments were used: Satisfaction With Life Scale (Neto, 1990, 1993), Positive and Negative Affect Schedule (Galinha & Pais-Ribeiro, 2005), Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (Monteiro, Moutão, & Cid, 2018), Basic Psychological Needs in Exercise Scale (Monteiro et al., 2016), as well as a social and demographic questionnaire. The results showed that male students reported slightly higher levels of controlled motivation and amotivation, while female students scored higher in autonomous motivation. Regarding the Basic Psychological Needs variables (autonomy, competence, and relatedness), no statistically significant differences were found, although female students reported slightly higher values across all dimensions. In terms of Subjective Well-Being, male students scored higher on Life Satisfaction, whereas female students scored higher on Positive Affect. For Negative Affect, both genders presented equivalent scores. Correlational analyses revealed statistically significant positive correlations between Life Satisfaction and all Motivation variables, as well as with Basic Psychological Needs. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10331 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Motivação | |
dc.subject | Necessidades Psicológicas Básicas | |
dc.subject | Bem-Estar Subjetivo | |
dc.subject | Exercício Físico e Estudante Internacional | |
dc.subject | Motivation | |
dc.subject | Basic Psychological Needs | |
dc.subject | Subjective Well-Being | |
dc.subject | Physical Exercise | |
dc.subject | International Student | |
dc.title | Motivação autodeterminada para o exercício físico e bem-estar subjetivo dos estudantes internacionais guineenses do Instituto Politécnico de Castelo Branco | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Atividade Física |