Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetista

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_RICARDO BARBOSA.pdf6.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório descreve uma investigação que analisou a relação entre o canto e a prática do trompete, pela sua simetria de funcionamento e de produção de som, onde se procurou identificar ideologias e metodologias utilizadas pelos cantores que poderão ser utilizados pelos trompetistas, com vista a um maior e melhor desenvolvimento tanto ao nível técnico como ao nível musical. O desenvolvimento musical dos instrumentistas de metal, e particularmente dos trompetistas, através da técnica vocal é um mecanismo viável, uma vez que o processo de produção de som do cantor e do instrumentista, é similar. Neste sentido, procura-se investigar se o canto pode ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento, tanto no foro técnico como musical, e quais as melhores estratégias para o fazer. Quanto à investigação, esta divide-se em três fases. Na primeira, ocorre uma análise e fundamentação teórica com base em trabalhos de autores e pedagogos de referência. Num segundo momento, é apresentado um breve capítulo onde exponho resumidamente as estratégias/metodologias baseadas no canto, desenvolvidas pelo professor cooperante em contexto de sala de aula, observadas no estágio profissional, realizado no Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão. Na última fase é divulgado o questionário "Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetista", que conta com as respostas de trompetistas de todo o país e as análises dos resultados obtidos. Em forma de conclusão, é apresentada uma síntese final que engloba as principais perceções dos capítulos abordados, centrada na problemática abordada.
Abstract: This report investigates the relationship between singing and the trumpet practice, due to their symmetry of functioning and sound production. In this respect, it identifies ideologies and methodologies used by singers, which could be used by trumpet players, with the aim of developing both technically and musically. The musical development of brass players and particularly trumpet players through vocal technique is a viable mechanism, since the sound production process of the singer and the instrumentalist is similar. In this sense, I will endeavor to show that singing can be used as a tool for both technical and musical development. The research is divided into three phases. Firstly, an analysis and theoretical foundation based on the work of leading authors and pedagogues. Secondly, a brief chapter is presented on the lessons observed during my professional internship, which took place at the Dr. José de Azeredo Perdigão Regional Music Conservatory in Viseu, under the guidance of the collaborating teacher Dr. José Almeida. In the last phase, the questionnaire “Vocal technique as a development strategy for trumpet players” is released, with answers from trumpet players from all over the country and the results obtained. In conclusion, there is a final wrap-up that encompasses the perceptions of the chapters covered, leading to an underpinning of the theme worked on.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Variante de Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Técnica vocal Trompetista Musicalidade Estratégias pedagógicas Cantar Vocal technique Trumpet player Musicality Pedagogical strategies Sing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue