Repository logo
 
Publication

A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorDantas, Cristina Gonçalves
dc.date.accessioned2023-03-22T11:14:56Z
dc.date.available2023-03-22T11:14:56Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present report is divided into two parts. The first part introduces the activities developed during the Supervised Teaching Practice discipline, inserted in the Master in Music Teaching, option of Musical Formation and Ensemble Music. Such activities were carried out at the Castelo Branco Regional Conservatory, in a class of second degree of Musical Formation and in a class of third degree of Ensemble Music (Choir). In its turn, the second part exhibits an investigation with the theme “The use of didactical games for the promotion of motivation in the teaching of Musical Formation”. In the present research, multiple challenges and didactical games were carried out during Musical Formation classes, seeking to know if they helped to increase the motivation of the students. This investigation falls on an investigation-action, and the strategies were applied to a second grade Musical Formation class. A set of strategies were applied, such as games and challenges, with the aim of favoring the interest and motivation of the students and at the same time favoring the learning and assimilation of the different subjects. As for instruments for data collection, surveys were made to the students, observation grids were created and implemented, and field notes were made. The research questions guiding the study were as follows: (i) How did the use of educational games help to motivate students?; (ii) How does the use of educational games promote student learning?; (iii) What are the biggest benefits presented by the use of educational games in the classroom? The conclusions point to the increase of motivation through the use of more ludic activities, such as games and challenges.pt_PT
dc.identifier.tid203255003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8430
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectDesafiopt_PT
dc.subjectMusical formationpt_PT
dc.subjectTeaching-learning strategiespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectDidactical gamespt_PT
dc.subjectChallengespt_PT
dc.titleA utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
- Cristina Dantas(20).pdf
Size:
8.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: