Repository logo
 
Publication

Criação e desenvolvimento de uma marca de moda com propósito

dc.contributor.authorAllgayer, Milena Fernandes
dc.contributor.authorKreutz, Elizete de Azevedo
dc.date.accessioned2022-01-12T12:06:28Z
dc.date.available2022-01-12T12:06:28Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA moda, muitas vezes, é vista como algo fútil, direcionada a pessoas frívolas e abastadas. Contudo, cada vez mais, a moda toma ca-minhos que levam ao consumo consciente, à responsabilidade social e, acima de tudo, à inclusão social. A marca Milena Fernandes nasce em tempos de consciência e inclusão, em tempos de compartilhar valores positivos e de cultivar a alma por meio de seu propósito. O objetivo do presente artigo é descrever o processo, a criação e o desenvolvimento de uma marca de moda com propósito, bem como, sua primeira coleção, direcionada a todas as mulheres, mas que oferece alterna-tivas para aquelas que lutam contra o cân-cer, que perderam o cabelo e/ou realizaram mastectomia radical. A metodologia utilizada para este estudo foi a qualitativa exploratória (Gil, 2010) e os instrumentos foram: pesqui-sa bibliográfica (Stumpf, 2015), pesquisa de internet (Yamaoka, 2015) e estudo de caso (Duarte, 2015). Já para a criação da mar-ca, utilizamos a metodologia de construção de marcasmutantes (Kreutz, 2012). Como resultados, podemos ar que a moda é muito mais do que aexploração estético--mercadológica; ou seja, ela deve fazer sentido para as pessoas; por isso, os designers de moda devem repensar o seu papel na sociedade e atuar em prol dela.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Fashion is often seen as something futile, aimed at frivolous and wealthy people. How-ever, more and more, fashion takes paths that lead to conscious consumption, to social re-sponsibility and, above all, social inclusion. The brand Milena Fernandes emerges during times of consciousness and inclusion, in times of sharing positive values and cultivating the soul through its purpose. The objective of this article is to describe the process, creation and development of a fashion brand with purpose, as well as, its first collection, directed towards all women, but that also offers alternatives for those who battle cancer, who have lost their hair and/or underwent radical mastectomy. The methodology used for this study was qualitative exploratory (Gil, 2010) and the instruments were: bibliographical research (Stumpf, 2015), internet research (Yamaoka, 2015) and case study (Duarte, 2015). As for the creation of the brand, we used a mutant brand construction methodology (Kreutz, 2012). As results, we can affirm that brand is much more than aesthetic-market ra-tion; in other words, it must make sense to people; because of this, fashion designers should rethink their role in society and act on its behalf.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationALLGAYER, Milena Fernandes; KREUTZ, Elizete de Azevedo (2021) - Criação e desenvolvimento de uma marca de moda com propósito. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XIV:28, p. 99-116.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7835
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectPropósitopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectFashionpt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectPurposept_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleCriação e desenvolvimento de uma marca de moda com propósitopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artespt_PT
oaire.citation.volumeXIV, nº 28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Criação e Desenvolvimento de uma Marca de Moda com Propósito.pdf
Size:
4.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format