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A importância do questionamento no desenvolvimento da competência reflexiva em contextos de supervisão
dc.contributor.author | Jesus, Maria Helena Pedrosa de | |
dc.contributor.author | Correia, Maria José Sá | |
dc.contributor.author | Abrantes, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2011-12-09T13:19:28Z | |
dc.date.available | 2011-12-09T13:19:28Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | A criação de adequados contextos de supervisão pedagógica requerem encontros de supervisores-cooperantes e estagiários que assentam em trocas discursivas entre os participantes. Nestes encontros, em que um dos objectivos é reflectir sobre a actuação na aula e fora dela, o discurso entre os vários interlocutores revela aspectos que são de realçar. No nosso estudo foi possível observar que são normalmente os formadores a iniciar os tópicos, a formular a maior parte das questões e a decidir quem deve tomar a palavra. Os estagiários /formandos remetem-se ao papel de respondentes, deixando-se conduzir pelas preferências discursivas dos seus formadores/interlocutores. Contudo, quando confrontados com a realidade que emana dos dados recolhidos, o discurso do poder ligado à função que desempenham, os supervisores cooperantes reconhecem a necessidade de alterar os seus padrões discursivos, tendo em vista uma distribuição mais equilibrada da palavra, para que aos estagiários seja dada possibilidade e tempo de colocarem questões sobre os conteúdos de reflexão. É nosso objectivo, nesta comunicação, partilhar uma experiência realizada com supervisores cooperantes e respectivos estagiários, ao longo de três anos lectivos, com recurso à investigação-acção como estratégia de formação na área do questionamento. Deste modo, actuou-se sobre as práticas de supervisão, potenciando uma lógica de reflexão crítica desejável sobre o que é dito, como é dito e para que é dito. Apresentam-se alguns resultados que apontam para a pertinência da formação dos supervisores através da reflexão sobre os discursos, concretamente sobre as perguntas formuladas, de modo a permitir o desenvolvimento pessoal e profissional de formadores e formandos. | por |
dc.identifier.citation | JESUS, Maria Helena Pedrosa de ; SÁ-CORREIA, Mª José ; ABRANTES Manuela (2006) - A importância do questionamento no desenvolvimento da competência reflexiva em contextos de supervisão. In Actas do XIV Colóquio da AFIRSE. Lisboa, 16-18 de Fevereiro - Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 : Teorias e Práticas: actas. Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1017 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Supervisão pedagógica | por |
dc.subject | Questionamento | por |
dc.subject | Professor reflexivo | por |
dc.subject | Investigação-acção | por |
dc.title | A importância do questionamento no desenvolvimento da competência reflexiva em contextos de supervisão | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | XIV Colóquio da AFIRSE | por |
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