Repository logo
 
Publication

A importância do questionamento no desenvolvimento da competência reflexiva em contextos de supervisão

dc.contributor.authorJesus, Maria Helena Pedrosa de
dc.contributor.authorCorreia, Maria José Sá
dc.contributor.authorAbrantes, Manuela
dc.date.accessioned2011-12-09T13:19:28Z
dc.date.available2011-12-09T13:19:28Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractA criação de adequados contextos de supervisão pedagógica requerem encontros de supervisores-cooperantes e estagiários que assentam em trocas discursivas entre os participantes. Nestes encontros, em que um dos objectivos é reflectir sobre a actuação na aula e fora dela, o discurso entre os vários interlocutores revela aspectos que são de realçar. No nosso estudo foi possível observar que são normalmente os formadores a iniciar os tópicos, a formular a maior parte das questões e a decidir quem deve tomar a palavra. Os estagiários /formandos remetem-se ao papel de respondentes, deixando-se conduzir pelas preferências discursivas dos seus formadores/interlocutores. Contudo, quando confrontados com a realidade que emana dos dados recolhidos, o discurso do poder ligado à função que desempenham, os supervisores cooperantes reconhecem a necessidade de alterar os seus padrões discursivos, tendo em vista uma distribuição mais equilibrada da palavra, para que aos estagiários seja dada possibilidade e tempo de colocarem questões sobre os conteúdos de reflexão. É nosso objectivo, nesta comunicação, partilhar uma experiência realizada com supervisores cooperantes e respectivos estagiários, ao longo de três anos lectivos, com recurso à investigação-acção como estratégia de formação na área do questionamento. Deste modo, actuou-se sobre as práticas de supervisão, potenciando uma lógica de reflexão crítica desejável sobre o que é dito, como é dito e para que é dito. Apresentam-se alguns resultados que apontam para a pertinência da formação dos supervisores através da reflexão sobre os discursos, concretamente sobre as perguntas formuladas, de modo a permitir o desenvolvimento pessoal e profissional de formadores e formandos.por
dc.identifier.citationJESUS, Maria Helena Pedrosa de ; SÁ-CORREIA, Mª José ; ABRANTES Manuela (2006) - A importância do questionamento no desenvolvimento da competência reflexiva em contextos de supervisão. In Actas do XIV Colóquio da AFIRSE. Lisboa, 16-18 de Fevereiro - Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 : Teorias e Práticas: actas. Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1017
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectQuestionamentopor
dc.subjectProfessor reflexivopor
dc.subjectInvestigação-acçãopor
dc.titleA importância do questionamento no desenvolvimento da competência reflexiva em contextos de supervisãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleXIV Colóquio da AFIRSEpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MA_XIV Colóquio.pdf
Size:
446.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: