Repository logo
 
Publication

Análise de três personagens shakespearianos e a sua tradução na ópera oitocentista

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Dora Alexandra Antunes Ribeiro
dc.contributor.advisorSantos, João Paulo Janeiro dos
dc.contributor.authorSousa, Mariana Pereira de
dc.date.accessioned2018-11-09T10:24:30Z
dc.date.available2018-11-09T10:24:30Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractCom este trabalho, pretendo suscitar a questão do caminho que deve ser percorrido por um cantor no estudo de um personagem de ópera. Com a escolha de três personagens que têm como elo de ligação e de inspiração o escritor e poeta William Shakespeare, pretende-se delinear o percurso que vai do texto até à música. Para além da introdução e das necessárias conclusões, abordo três questões essenciais, ao longo de sete capítulos. A primeira reporta-se à palavra e ao texto, focando também as personagens escolhidas, Desdemona, Romeo e Gertrude, no teatro de Shakespeare. Num segundo plano, abordo a ópera oitocentista e o modo como os compositores Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini e Ambroise Thomas estabeleceram a ponte entre o libreto e a música. Num terceiro domínio, abordo já a perspetiva do cantor, o modo como funciona o processo vocal, o tipo de vocalidade de um mezzosoprano e ainda a inserção dos referidos personagens nas respetivas óperas: Otello, I Capuleti ed I Montecchi e Hamlet. Esta dissertação apresenta ainda três entrevistas e cinco questionários feitos a atores e cantores, com o intuito de valorizar os dois mundos e perceber a sua eterna ligação no mundo da ópera.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : With this essay I aim to raise awareness about the method that should be used by a singer in the need to study a particular opera character. I’ve chosen three characters connected by a common inspiration in the writer and poet William Shakespeare, with which I intend to outline a path from text to music. Besides an introduction and its respective conclusions, I present three main points, divided in seven chapters. The first chapter addresses the written word, the text and the chosen characters, Desdemona, Romeo and Gertrude, in regard to theater, in Shakespeare. Secondly, I focus on nineteenth century opera and the bridge created between the libretto and music by the composers Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini and Ambroise Thomas. Subsequently, I clarify the point of view of the singer. How the vocal process operates, the signature vocals of a mezzosoprano and the incorporation of the characters mentioned above in their respective operas: Otello, I Capuleti ed I Montecchi and Hamlet. This dissertation also includes three interviews and five questionnaires created by authors and singers, with the purpose of valuing both worlds and understanding their eternal link in the opera world.pt_PT
dc.identifier.tid202013545
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6255
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMezzosopranopt_PT
dc.subjectShakespearept_PT
dc.subjectÓperapt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectPersonagenspt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectCharacterspt_PT
dc.titleAnálise de três personagens shakespearianos e a sua tradução na ópera oitocentistapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mariana Sousa(20).pdf
Size:
13.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: