Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bridget Riley e a Op Art : natureza, perceção e representação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
João Manaia.pdf3.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A exposição – “The Responsive Eye” - de 1965, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, trouxe a projeção e o reconhecimento à Op Art e também a Bridget Riley. A estética de Bridget Riley, faz parte de um conjunto de práticas experimentais desenvolvidas durante o período pós-guerra, a partir das quais, alguns conceitos não representacionais são explorados e desenvolvidos. A sua arte foca-se em transportar até aos sentidos do observador, as forças imateriais de uma natureza subtil, recém-concebida; uma natureza comandada pela interação da luz, do calor e da energia; uma natureza Einsteiniana da dualidade de ondapar ticula; uma natureza de forças invisíveis. Essa natureza, é revelada nos seus trabalhos, através de relações plásticas puras, agrupadas através de uma abordagem fenomenológica, que isola e amplia as formas e as relações essenciais. A sua prática representacional, passou por três estágios evolutivos, que se inter-relacionam: (1) compreensão da natureza da perceção humana, (2) representação da experiência visual e preceptiva da natureza, culminado com (3) a maneira pela qual o seu trabalho reflete a compreensão da natureza.
ABSTRACT : The exhibition - “The Responsive Eye” – in 1965 at the Museum of Modern Art in New York, brought projection and recognition to Op Art and also to Bridget Riley. Bridget Riley's aesthetics is part of a set of experimental practices, developed during the post-war period, from which some non-representational concepts were explored and developed. Her art is focused in transport to the observer's senses, the immaterial forces of a subtle nature; a nature which is commanded by the interaction of light, heat and energy; an Einsteinian nature of wavepar ticle duality; a nature of invisible forces. This nature is revealed in her works, through pure plastic relations gleaned through a phenomenological approach that isolates and amplifies essential forms and relationships. Her representational art, had three evolutionary stages, which are interrelated: (1) understanding of the nature of human perception, (2) representation of the visual and preceptive experience of nature and (3) third concerns the ways in which Bridget Riley's work reflects the understanding of nature.

Description

Keywords

Op Art Bridget Riley Elements of nature Patterns Elementos da natureza Padrões

Pedagogical Context

Citation

MANAIA, João Pedro Martins de Almeida (2020) - Bridget Riley e a Op Art : natureza, perceção e representação. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 25, p. 1-12.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue