Publication
Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Ponciano, Joana Belmira Gaspar Nunes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T11:49:14Z | |
dc.date.available | 2019-01-18T11:49:14Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | As TIC fazem parte fundamental da nossa vida sendo indispensáveis para as atividades diárias de cada cidadão. Naturalmente, no sistema educativo as TIC também transformam o dia-a-dia na comunidade educativa. Neste sentido, a formação dos jovens em TIC para adquirirem competências digitais é um aspeto fundamental para os preparar para a sociedade atual e que deve ser inicializada através da sua utilização em contexto de sala de aula. O Relatório de Estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor EdiLim através dos seguintes objetivos: promover a utilização de recursos digitais nas aprendizagens do 1.º Ciclo; identificar qual a utilização das TIC que os professores fazem no contexto de sala de aula; implementar atividades pedagógicas com atividades através do EdiLim; avaliar o contributo para as aprendizagens através da utilização do EdiLim. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES1CEB), no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma era constituída por 22 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A investigação assumiu um caráter qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e dos alunos, a Orientadora Cooperante e o Par Pedagógico. Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a um professor do 1.º CEB da Instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no Ensino Básico. Em suma, os resultados da investigação, através da triangulação de dados possibilitaram a perceção de que a utilização do EdiLim veio promover maiores e melhores níveis de motivação dos alunos, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem | pt_PT |
dc.description.abstract | ICT make everyday life of the present society translating into day-to-day practices and routines that require the use of the same in different contexts. Naturally, in the educational system ICT also transform the day to day of their educational community. Due to the increasing evolution of ICT in the global society, there should be a general concern of educators / teachers to include them in their teaching practices so that they can be, increasingly, an integral part in the teaching-learning process. In this sense, it is necessary to train children from an early age, with the aim of rapidly acquiring digital skills. This article reports on the investigation carried out in the framework of the Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education, the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, where it was intended to investigate the potentialities of the use and the impact in the process of teaching and learning, in particular, of the implementation of ’EdiLim’ author software. The research was carried out in a group of the 4th year, consisting of 22 students aged between 9 and 10 years. The research assumed a qualitative character in which a case-study and action-research approach was carried out. The main instrument of data collection consisted of participant observation using photographic records and field notes. Participants, besides the researcher and the students, were the ”Cooperating Advisor”and the ”Pedagogical Pair”. There 390 Didática e Formação de Educadores e Professores was also a need to apply questionnaire surveys to the students and semi-structured interviews to the ”Cooperating Advisor”and to a teacher from the 1st CEB of the Institution, as a way of knowing the opinion of the respondents and interviewees regarding the use of ICT and educational software as resources to be used in the 1st CEB. The results of the research, through the triangulation of data allowed observing that the use of EdiLim promoted higher and better levels of student motivation, favoring the teaching and learning process. The use of EdiLim educational software allowed the realization of different activities, which managed to create spaces and playful moments, where students felt more motivated and more involved. This digital context, so much to the liking of the students, made that the realized learning had been more significant. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | GIL, Henrique ; PONCIANO, Joana (2018) - Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico. In Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE),3 ,Bragança, 4-5 de Maio : atas. Bragança : Instituto Politécnico. p. 389-398. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-241-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6334 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico da Bragança, Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | EdiLim | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Software educativo | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | pt_PT |
dc.subject | EdiLim | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Educational software | pt_PT |
dc.subject | ICT | pt_PT |
dc.title | Atividades digitais através do EdiLim no 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 398 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 389 | pt_PT |
oaire.citation.title | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Atividades digitais com o Edilim no 1º CEB em contexto educativo_.pdf
- Size:
- 686.1 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: