Repository logo
 
Publication

Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memória

dc.contributor.authorOliveira Jr., Emerson
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorPasqualotti, Adriano
dc.date.accessioned2023-11-22T10:53:00Z
dc.date.available2023-11-22T10:53:00Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractCom o crescimento da população idosa, um desafio a ser enfrentado quando se busca a manutenção de um processo de envelhecimento saudável é a preservação das funções neuropsicológicas de atenção e memória. Neste sentido, desenvolver atividades que busquem retardar ou minimizar o declínio dessas funções se torna cada vez mais necessário. Entre as tarefas cotidianas, as atividades instrumentais solicitam recursos cognitivos mais sofisticados necessitando de atenção e memória (SILVA; SILVA, 2018). A manutenção das habilidades cognitivas constitui um dos fatores associados à saúde e à qualidade de vida no envelhecimento (HERTZOG et al., 2008; SILVA et al., 2018). Neste contexto, atenção e memória devem ser constantemente exercitadas. A atenção está ligada às habilidades perceptivas, de visão, audição, táteis, memória, afeto e nível de consciência. Os tipos de atenção que possuem maior relevância sobre as funções cognitivas, em especial a memória, são aquelas relacionadas às sensações de visão e de audição (OLIVEIRA; ALMEIDA; SILVA, 2018). Memória pode ser definida como sendo a aptidão que possibilita que a pessoa se lembre, permitindo se conhecer em um presente, que é produto de sua história passada e raiz de seu futuro. Ainda, a memória pode ser compreendida como o meio pelo qual uma pessoa recorre às suas experiências passadas a fim de usar essas informações no presente, tomando por base o fundamento do aprendizado (FLAKS, 2018). Tanto a atenção quanto a memória podem ser estimuladas através de exercícios cognitivos. A estimulação cognitiva pode se dar através de atividades envolvendo aprendizagem. Neste contexto, apresenta-se o pensamento computacional (PC). Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Envolve processos cognitivos com o objetivo de resolver problemas de forma eficiente e criativa (WING, 2006). A aplicação de ações de educação continuada, com foco em treinamento cognitivo, torna-se indicada para pessoas idosas. Alicerçada pelo pressuposto de que a educação ao longo da vida deve se constituir em um direito básico de todas as pessoas, independente de idade, habilitações, experiências e percurso profissional, com a salvaguarda de todas as condições necessárias e suficientes que lhes permitam a aquisição de saberes e competências para a construção contínua do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional (GIL, 2016). Para o desenvolvimento de ações de educação continuada pode ser empregado o PC. Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que permite que as pessoas possam se envolver com processos cognitivos objetivando a resolução de problemas de forma eficiente e criativa (ISBELL et al., 2009; WING, 2006).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira Jr., E., Gil, H, & Pasqualotti, A. (2023). Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memória. In: Bertol, C., Wibelinger, L. & Fauro, M. (Orgs). Envelhecimento Humano: Tecnologias e biopsicologia do processo de envelhecer (pp. 14-27). ISBN 978-65-5607-052-0 (E-book). Série Envelhecimento Humano. Brasil: Universidade de Passo Fundo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5607-052-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8702
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Passo Fundo - Brasilpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectPensamento computacionalpt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectNeuropsicologiapt_PT
dc.titleProposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memóriapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Passo Fundo - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage27pt_PT
oaire.citation.issue10pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleEnvelhecimento Humano: Tecnologias e biopsicologia do processo de envelhecerpt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capítulo de Livro_UPF_2023.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: