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Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memória
dc.contributor.author | Oliveira Jr., Emerson | |
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Pasqualotti, Adriano | |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T10:53:00Z | |
dc.date.available | 2023-11-22T10:53:00Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Com o crescimento da população idosa, um desafio a ser enfrentado quando se busca a manutenção de um processo de envelhecimento saudável é a preservação das funções neuropsicológicas de atenção e memória. Neste sentido, desenvolver atividades que busquem retardar ou minimizar o declínio dessas funções se torna cada vez mais necessário. Entre as tarefas cotidianas, as atividades instrumentais solicitam recursos cognitivos mais sofisticados necessitando de atenção e memória (SILVA; SILVA, 2018). A manutenção das habilidades cognitivas constitui um dos fatores associados à saúde e à qualidade de vida no envelhecimento (HERTZOG et al., 2008; SILVA et al., 2018). Neste contexto, atenção e memória devem ser constantemente exercitadas. A atenção está ligada às habilidades perceptivas, de visão, audição, táteis, memória, afeto e nível de consciência. Os tipos de atenção que possuem maior relevância sobre as funções cognitivas, em especial a memória, são aquelas relacionadas às sensações de visão e de audição (OLIVEIRA; ALMEIDA; SILVA, 2018). Memória pode ser definida como sendo a aptidão que possibilita que a pessoa se lembre, permitindo se conhecer em um presente, que é produto de sua história passada e raiz de seu futuro. Ainda, a memória pode ser compreendida como o meio pelo qual uma pessoa recorre às suas experiências passadas a fim de usar essas informações no presente, tomando por base o fundamento do aprendizado (FLAKS, 2018). Tanto a atenção quanto a memória podem ser estimuladas através de exercícios cognitivos. A estimulação cognitiva pode se dar através de atividades envolvendo aprendizagem. Neste contexto, apresenta-se o pensamento computacional (PC). Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Envolve processos cognitivos com o objetivo de resolver problemas de forma eficiente e criativa (WING, 2006). A aplicação de ações de educação continuada, com foco em treinamento cognitivo, torna-se indicada para pessoas idosas. Alicerçada pelo pressuposto de que a educação ao longo da vida deve se constituir em um direito básico de todas as pessoas, independente de idade, habilitações, experiências e percurso profissional, com a salvaguarda de todas as condições necessárias e suficientes que lhes permitam a aquisição de saberes e competências para a construção contínua do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional (GIL, 2016). Para o desenvolvimento de ações de educação continuada pode ser empregado o PC. Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que permite que as pessoas possam se envolver com processos cognitivos objetivando a resolução de problemas de forma eficiente e criativa (ISBELL et al., 2009; WING, 2006). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira Jr., E., Gil, H, & Pasqualotti, A. (2023). Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memória. In: Bertol, C., Wibelinger, L. & Fauro, M. (Orgs). Envelhecimento Humano: Tecnologias e biopsicologia do processo de envelhecer (pp. 14-27). ISBN 978-65-5607-052-0 (E-book). Série Envelhecimento Humano. Brasil: Universidade de Passo Fundo. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-65-5607-052-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8702 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo - Brasil | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Idosos | pt_PT |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_PT |
dc.subject | Atenção | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_PT |
dc.title | Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memória | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Passo Fundo - Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 27 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.title | Envelhecimento Humano: Tecnologias e biopsicologia do processo de envelhecer | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
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