Repository logo
 
Publication

A aplicação de modelos especiais de preparação de professores

dc.contributor.authorPetrica, João
dc.contributor.authorSarmento, Pedro
dc.contributor.authorVideira, Miguel
dc.date.accessioned2011-11-08T12:01:34Z
dc.date.available2011-11-08T12:01:34Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractA procura do sucesso pedagógico tem levado ao desenvolvimento e à adopção de metodologias, estratégias, modelos, experiências ou programas de formação de professores que possam contribuir para melhorar as habilidades de ensino e a competência para ensinar. Pretendíamos saber se a aplicação de distintas formas, métodos ou modelos de preparação de professores para a prática docente, tinha tradução, mais tarde, durante a prática pedagógica ou estágio, em diferenças significativas na sua acção. Para o tentar saber, decidimos preparar os participantes através de quatro processos, perfeitamente tipificados, relacionados com o que é prática comum em algumas das instituições de formação, como o ensino com pares, o microensino com colegas, o microensino com alunos reais, e uma preparação clássica sem a utilização de qualquer um destes modelos, e mais tarde, durante a sua prática pedagógica, efectuar a análise do processo de ensino que nos permitisse encontrar as respostas pretendidas. A observação das cento e quarenta e quatro aulas que os quarenta e oito professores de Educação Física, em situação de prática pedagógica do estágio para professores do segundo ciclo do ensino Básico, leccionaram a mil cento e dezassete alunos, permitiram-nos ficar com uma imagem, sob diferentes perspectivas, desses aspectos do comportamento de professores e alunos. A interrogação dos professores e dos alunos possibilitaram um conhecimento de alguns dos aspectos que não se vêm mas que interferem e condicionam o processo de ensino aprendizagem. O estudo colocou em evidência as diferenças na acção dos professores preparados pelos distintos procedimentos, permitindo-nos concluir que a formação de professores de Educação Física através dos modelos de preparação para a prática docente utilizados, em termos globais, não se traduz numa conduta comportamental diferente, mas em termos particulares, ficou evidente que essas diferenças eram significativas para alguns aspectos em análise.por
dc.identifier.citationPETRICA, João ; SARMENTO, Pedro ; VIDEIRA, Miguel (2005) - A aplicação de modelos especiais de preparação de professores. In VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco, 7-9 de Abril. Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/911
dc.language.isoporpor
dc.subjectMicroensinopor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleA aplicação de modelos especiais de preparação de professorespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.titleVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopor
person.familyNamePetrica
person.givenNameJoao
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JP_a aplicação de.pdf
Size:
144.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: