Publication
A aplicação de modelos especiais de preparação de professores
| dc.contributor.author | Petrica, João | |
| dc.contributor.author | Sarmento, Pedro | |
| dc.contributor.author | Videira, Miguel | |
| dc.date.accessioned | 2011-11-08T12:01:34Z | |
| dc.date.available | 2011-11-08T12:01:34Z | |
| dc.date.issued | 2005 | |
| dc.description.abstract | A procura do sucesso pedagógico tem levado ao desenvolvimento e à adopção de metodologias, estratégias, modelos, experiências ou programas de formação de professores que possam contribuir para melhorar as habilidades de ensino e a competência para ensinar. Pretendíamos saber se a aplicação de distintas formas, métodos ou modelos de preparação de professores para a prática docente, tinha tradução, mais tarde, durante a prática pedagógica ou estágio, em diferenças significativas na sua acção. Para o tentar saber, decidimos preparar os participantes através de quatro processos, perfeitamente tipificados, relacionados com o que é prática comum em algumas das instituições de formação, como o ensino com pares, o microensino com colegas, o microensino com alunos reais, e uma preparação clássica sem a utilização de qualquer um destes modelos, e mais tarde, durante a sua prática pedagógica, efectuar a análise do processo de ensino que nos permitisse encontrar as respostas pretendidas. A observação das cento e quarenta e quatro aulas que os quarenta e oito professores de Educação Física, em situação de prática pedagógica do estágio para professores do segundo ciclo do ensino Básico, leccionaram a mil cento e dezassete alunos, permitiram-nos ficar com uma imagem, sob diferentes perspectivas, desses aspectos do comportamento de professores e alunos. A interrogação dos professores e dos alunos possibilitaram um conhecimento de alguns dos aspectos que não se vêm mas que interferem e condicionam o processo de ensino aprendizagem. O estudo colocou em evidência as diferenças na acção dos professores preparados pelos distintos procedimentos, permitindo-nos concluir que a formação de professores de Educação Física através dos modelos de preparação para a prática docente utilizados, em termos globais, não se traduz numa conduta comportamental diferente, mas em termos particulares, ficou evidente que essas diferenças eram significativas para alguns aspectos em análise. | por |
| dc.identifier.citation | PETRICA, João ; SARMENTO, Pedro ; VIDEIRA, Miguel (2005) - A aplicação de modelos especiais de preparação de professores. In VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco, 7-9 de Abril. Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/911 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Microensino | por |
| dc.subject | Supervisão | por |
| dc.subject | Formação de professores | por |
| dc.title | A aplicação de modelos especiais de preparação de professores | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.title | VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | por |
| person.familyName | Petrica | |
| person.givenName | Joao | |
| person.identifier | 0000000069382669 | |
| person.identifier.ciencia-id | 5C10-7709-03DB | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-0752-2093 | |
| person.identifier.rid | G-8650-2011 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55777717400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e |
