Repository logo
 
Publication

Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário

dc.contributor.authorCampos, Amanda Queiroz
dc.date.accessioned2020-06-04T11:17:24Z
dc.date.available2020-06-04T11:17:24Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a par􀆟r de levantamentos sobre o contexto produ􀆟vo têx􀆟l e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This work addressed the concept of fashion, as well as its relationship with trends, products and the fashion market. Having an applied approach, a theoretical bibliographical study was conducted on fashion, clothing, symbolic consumption and commercial brands and also a documentary study based on surveys on the textile and clothing production context of the state of Santa Catarina was conducted. It is known that in this state, the offer of products is based on the belief of a market differentiation due to material and technical quality, which is currently surpassed by the notion of increasing symbolic value; with the locality being perceived nationally and internationally as a producer of clothing and not as a producer of fashion. The symbolization processes deal with the intangible and positive heritage built by fashion companies in the process of symbolic identification and qualification. Fashion companies from Santa Catarina must invest in commercial brands, forming strong identities and becoming a reference not only in quality, but mainly in creativity and innovation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCAMPOS, Armanda Queiróz (2020) - Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 25, p. 1-6.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7118
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFashionpt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectCommercial culturept_PT
dc.subjectFashion designpt_PT
dc.subjectSymbolic valuationpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectCultura comercialpt_PT
dc.subjectDesign de modapt_PT
dc.subjectValorização simbólicapt_PT
dc.titlePanorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuáriopt_PT
dc.title.alternativeOverview of Santa Catarina’s fashion industry : challenges in the symbolic aesthetic awareness of clothing productspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage6pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artespt_PT
oaire.citation.volumeXIII, Nº 25pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Armanda Campos.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format