Repository logo
 
Publication

A utilização dos recursos educativos digitais- RED : na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB

dc.contributor.authorRibeiro, Joana Patrícia Agostinho
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2016-07-18T09:45:39Z
dc.date.available2016-07-18T09:45:39Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto das TIC em contexto educativo, focando os potenciais contributos da utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) no processo de ensino e de aprendizagem. Para o efeito, são apresentados os resultados da utilização do RED: Aula Digital - O Mundo da Carochinha 1.º Ano. O estudo foi concretizado numa turma do 1.° ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, com idades e compreendidas entre os 6-7 anos, num Agrupamento de Escolas da Cidade de Castelo Branco, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Os resultados obtidos, após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido os conteúdos abordados, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas. Porém, talvez pelo facto de serem alunos de 1º ano do 1º CEB, não descuram a presença e o acompanhamento da professora e a utilização de recursos em suporte papel. Quer isto dizer que deve haver uma complementaridade que concilie o fator humano (professora), com a utilização de recursos em suporte digital (RED) e recursos em suporte papel (Manual). Traduzindo, desta forma, uma rentabilização dos recursos pedagógicos conducentes a uma melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe current internship report was drown up to fulfil the necessary prerequisitesto obtain the de degree of master in nursery and primary school education. Research was conducted in a 1st year class of the 1st Basic education cycle, comprised of 27 students, of the “Quinta da Granja” school where the supervised practice took place. The objective of the present research is to the potential contributions of a complementary digital resource along with time traditional paper resource as to better motivate and involve the students, promoting greater and better learning. The starting question that guided this practical intervention is as follows: « To what extent do the use of DER-Digital education Resources, better the teaching and learning process? From this starting point the objectives are: 1- Promote the use of information and communication technologies in the education process; 2- Put into context the use of DER- Digital Education Resources in the teaching/ learning process; 3- Look into the potential of DER in promoting significant learning; 4- implementing the diversification of educational resources in the classroom: paper format (school book) and digital format (DER). Relating to the Kind of research, the adopted methodology was of a qualitative nature, based on active research, the data collection techniques used where, field notes participant observation, semi structured interviews, questionnaire surveys and photographic records. This data collection counted, with the direct participation of students, of cooperating teacher, the «pedagogical pair» and the head teachers of “Quinta da Granja EB1’’ School. The results obtained, following the analysis and treatment of data, concluded that the use of DER led the students to a more in depth earning by fact that they promote higher levels of Interest, commitment motivation, involvement and initiative in the course of the proposed activities.pt_PT
dc.identifier.citationRIBEIRO, Joana ; GIL, Henrique (2016) - A utilização dos recursos educativos digitais- RED : na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB. In Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Información, 11, Gran Canaria, 15-18 de junio : actas. Gran Canaria : AISTI. p. 85-89.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98434-6-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5340
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAISTI (Associação Ibérica de sistemas e tecnologias de Informação)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp.//www.aisti.eu/cisti2016/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectRecursos educativos digitaispt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectCommunication, information technologiespt_PT
dc.subjectDigital education resourcespt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectSupervised practical education componentpt_PT
dc.subjectFormattingpt_PT
dc.subjectStylept_PT
dc.subjectStylingpt_PT
dc.subjectHeadingspt_PT
dc.titleA utilização dos recursos educativos digitais- RED : na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativeThe use of DER-Digital education resources : teaching supervised practicept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGran Canaria (España)pt_PT
oaire.citation.endPage89pt_PT
oaire.citation.startPage85pt_PT
oaire.citation.title11ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Informaciónpt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A utilização dos recursos educativos_2.pdf
Size:
2.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: