Repository logo
 
Publication

Publicidade de rua como agente da identidade local : estudo de caso nas cidades japonesas de Kyoto, Osaka e Tokyo

dc.contributor.authorSeixosa, Ana Clara Ferreira
dc.contributor.authorCadarso, Maria
dc.date.accessioned2021-03-02T16:27:35Z
dc.date.available2021-03-02T16:27:35Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo demonstra uma possível solução à crescente homogeneização do conceito de “lugar”, no que concerne às marcas e à sua publicidade exterior. Na perspetiva, aqui discutida, as marcas poderiam adotar elementos idiossincráticos da cultura das cidades nas suas campanhas, como forma de se integrarem no “lugar” onde estarão disponíveis, contribuindo para uma melhoria da experiência urbana. Esta abordagem é fundamentada através de uma investigação aplicada,realizada em três cidades japonesas (Kyoto, Osaka e Tokyo), e onde foram analisados aspetos sociológicos, culturais e estéticos da sociedade japonesa. Através de um estudo de campo com base em visual research, foram constituídas amostras distintas para cada cidade, compostas por180 objetos cada, e examinadas em três fases sequenciais: análise descritiva, análise de conteúdo e análise interpretativa. Os resultados encontrados corroboram as hipóteses levantadas relativas à existência de preferências culturais divergentes na publicidade de rua de cada uma destas três cidades.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : The present study demonstrates a possible solution to the growing homogenization of the concept of “place”, with regard to brands and their outdoor advertising. From the perspective discussed here,brands could adopt idiosyncratic elements of the culture of cities in their campaigns, as a way to integrate themselves in the “place” where they will be available, contributing to an improvement in the urban experience. This approach is substantiated through applied research, carried out in three Japanese cities (Kyoto, Osaka and Tokyo), where sociological, cultural and aesthetic aspects of Japanese society were analyzed. Through a field study based on visual research, different samples were created for each city, composed of 180 objects each, and examined in three sequential phases: descriptive analysis, content analysis and interpretative analysis. The results found corroborate thehy potheses raised regarding the existence of divergent cultural preferences in street advertising in each of these three cities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSEIXOSA, Ana Clara Ferreira ; CADARSO, Maria (2020) - Publicidade de rua como agente da identidade local : estudo de caso nas cidades japonesas de Kyoto, Osaka e Tokyo. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-9.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7475
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade localpt_PT
dc.subjectPublicidade de ruapt_PT
dc.subjectPreferências culturaispt_PT
dc.subjectPreferências estéticaspt_PT
dc.subjectLocal identitypt_PT
dc.subjectOutdoor advertisingpt_PT
dc.subjectCultural preferencespt_PT
dc.subjectAesthetic preferencespt_PT
dc.titlePublicidade de rua como agente da identidade local : estudo de caso nas cidades japonesas de Kyoto, Osaka e Tokyopt_PT
dc.title.alternativeOutdoor advertising as an agent of local identitity : a case study in the japanese cities of Kyoto, Osaka and Tokyopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage9pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeXIII, Nº 26pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Seixosa.pdf
Size:
12.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format