Repository logo
 
Publication

Promoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto pré-escolar: relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.authorRafael, Sara Alexandra Bento
dc.date.accessioned2020-06-18T09:20:19Z
dc.date.available2020-06-18T09:20:19Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio, foi elaborado de forma a apresentar a contextualização das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e integrar a investigação intitulada “Promoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto Pré-Escolar”, no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No desenvolvimento da investigação, aplicada durante a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, procurámos recolher, analisar e interpretar todas as informações consideradas fulcrais, de forma a identificar e a compreender quais as melhores estratégias e atividades que promovem e desenvolvem a autonomia e a iniciativa em crianças com idade pré-escolar. Nesse sentido, consideramos que a implementação de estratégias e atividades, adequadas e favoráveis a todos os fatores subjacentes, se organizam como uma mais valia para a atuação dos profissionais da educação de infância e para o desenvolvimento das crianças, relativamente às duas variáveis. Este estudo, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação-ação, sendo que os procedimentos e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, as notas de campo e registos fotográficos, a entrevista, o inquérito por questionário e a grelha de observação. Através da triangulação e da análise dos dados recolhidos foi possível comprovar que as crianças adquiriram e desenvolveram diversos comportamentos relacionados com a autonomia e a capacidade de iniciativa, após a implementação de estratégias e atividades promotoras dessas mesmas competências. O Relatório de Estágio e a investigação constituem a súmula de uma etapa repleta de aprendizagens, experiências e autorreflexão que nos permitiram estabelecer a articulação entre a teoria e a prática.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was prepared to present a contextualization of Supervised Practices in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education and integrate the research entitled “Promotion of capacity and initiative in the Preschool context”, without scope of fulfillment of the development requirements and completion of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In the development of research, applied during the Supervised Practice in Preschool Education, we sought to collect, analyze and interpret all information considered essential, in order to identify and understand which are the best strategies and activities that promote and develop autonomy and initiative. in preschool children. In this sense, we consider that the implementation of strategies and activities, appropriate and favorable to all underlying factors, are organized as an asset for the performance of early childhood education professionals and for the development of children, regarding the two variables. From a methodological point of view, this study is an action research, and the procedures and techniques for data collection used were participant observation, field notes and photographic records, the interview, the questionnaire survey. and the observation grid. Through the triangulation and analysis of the collected data it was possible to prove that the children acquired and developed various behaviors related to autonomy and initiative, after the implementation of strategies and activities that promote these same competences. The Internship Report and the research are the summary of a stage full of learnings, experiences and self-reflection that allowed us to establish the articulation between theory and practice.pt_PT
dc.identifier.tid202486540pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7156
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectIniciativapt_PT
dc.subjectPromoção e desenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectInitiativept_PT
dc.subjectPromotion and skills sevelopmentpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.titlePromoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto pré-escolar: relatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio - Sara Rafael Final.pdf
Size:
10.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format