Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Técnica Alexander e ensino da música: Uma revisão sistemática da literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_CRISTOVAO_SILVA.pdf7.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, explorando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Academia de Música de Espinho, no ano letivo 2023/2024. O primeiro capítulo deste trabalho é referente à componente da Prática de Ensino Supervisionada - Trompa, encontrando-se subdividido em duas partes. A primeira parte aborda a contextualização da Academia de Música de Espinho, o qual compreende uma breve contextualização histórica da cidade de Espinho, uma caracterização escolar – e.g., comunidade escolar, projeto educativo, missão, plano de atividades. Por sua vez, a segunda parte confere o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de Trompa e Classe de Conjunto, realizada durante o período de estágio. Nesta parte são detalhados diversos aspetos inerentes ao processo de estágio, como a caracterização da disciplina e dos participantes, a planificação das aulas observadas e lecionadas, bem como as respetivas reflexões. O segundo e último capítulo centra-se na componente de investigação “A Técnica Alexander e Ensino da Música: Uma Revisão Sistemática da Literatura”, tendo como objetivos principais compreender o impacto da Técnica Alexander na aprendizagem/performance musical e bem-estar dos músicos e promover o conhecimento e consciência sobre a Técnica Alexander e a sua aplicação no ensino da música. Foram utilizadas várias bases de dados nacionais e internacionais, incluindo repositórios universitários, resultando no acesso a cerca de 190 publicações. Para efeitos da presente revisão, foram considerados 11 publicações que preenchessem os critérios definidos previamente. Os resultados desses estudos indicaram um impacto significativo da Técnica Alexander no Ensino da Música, tanto ao nível da prevenção e tratamento de lesões, bem como a promoção do bem-estar e da qualidade da performance musical.
Abstract: The present internship report is part of the master’s degree in music education at the Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco and curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada”, exploring the activities developed during the internship at the Academia de Música de Espinho, in the academic year 2023/2024. The first chapter of this report refers to the component of the “Prática de Ensino Supervisionada” - Horn, being subdivided into two parts. The first part addresses the contextualization of the Academia de Música de Espinho, which includes a brief historical contextualization of the Espinho city, a school characterization - e.g., school community, educational project, mission, activity plan. The second part presents the development of the Prática de Ensino Supervisionada of Horn and Ensemble, carried out during the internship period. This part details various aspects inherent to the internship process, such as the characterization of the discipline and participants, the planning of observed and taught classes, as well as the respective considerations. The second and last chapter focuses on the research component "The Alexander Technique and Music Teaching: A Systematic Literature Review", aiming to understand the impact of the Alexander Technique on music learning/performance and on the well-being of musicians and to promote awareness and knowledge about the Alexander Technique and its application in music education. Several databases were used, both national and international, resulting in the access to approximately 190 publications. For the purposes of this review, 11 publications that met the predefined criteria were considered. The results of these studies indicated a significant impact of the Alexander Technique on Music Teaching, both at the level of prevention and treatment of injuries, as well as in promoting the well-being and quality of musical performance.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Trompa Ensino da música Técnica Alexander Lesões musculoesqueléticas Performance Horn Music education Alexander Technique Musculoskeletal disorders

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence