Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Flausino Vale : uma abordagem das suas obras e respetiva influĂȘncia de N.Paganini e H.Wieniawski

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
_KARLA_SEIXAS.pdf2.9 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Dentre muitos compositores esquecidos na histĂłria da mĂșsica brasileira, encontramos o virtuoso violinista Flausino Vale. Um compositor nascido numa cidade do interior de Minas Gerais, que atribuĂ­ra em suas obras os mesmos elementos utilizados por grandes compositores do repertĂłrio virtuosĂ­stico para violino solo. Flausino buscou inserir as caracterĂ­sticas regionais, folclĂłricas e pessoais num conjunto de pequenos prelĂșdios, intitulados por ele como 26 PrelĂșdios CaracterĂ­sticos e Concertantes para Violino SĂł. Infelizmente nĂŁo pĂŽde realizar em vida um dos seus grandes objetivos, a edição integral de seus PrelĂșdios. Entretanto, o tempo encarregou-se de corrigir esta lacuna deixada na histĂłria da mĂșsica brasileira. Procurar-se-ĂĄ investigar neste trabalho, atravĂ©s do contexto histĂłrico, a utilização dos manuscritos e ultimas versĂ”es dos prelĂșdios de Flausino Vale. Quais foram os elementos utilizados e como inseriu as caracterĂ­sticas nacionais, para realizar a composição desta bela obra que fora apreciada por grandes nomes do virtuosismo internacional, Ă© o que se propĂ”e neste trabalho. Foram selecionados os prelĂșdios, nÂș1, 9, 10, 13 e 15, de Flausino Vale, a Sonata N.12 de N. Paganini e a LĂ©gende de H. Wieniawski, para a performance deste trabalho, que contribuirĂĄ na prĂĄtica a compreensĂŁo das influĂȘncias nas obras do mĂșsico mineiro.
Abstract : Amongst a lot of composers forgotten in the history of Brazilian music, we find the virtuoso violinist Flausino Vale. A composer born in a city of the interior of Minas Gerais, that employed in his works the same elements used by great composers of the violinistic repertoire for solo violin. Flausino seeked to insert the regional, folkloric and personal characteristics in a set of small preludes, entitled by him as 26 PrelĂșdios CaracterĂ­sticos e Concertantes para Violino SĂł. Unfortunately he couldn’t accomplish while living one of his great goals, the integral publishing of his Preludes. In the meantime, time took care of fixing this gap left in the history of Brazilian music. It will be investigated in this work, through historical contextualization, the use of manuscripts and last versions of Flausino Vale’s preludes. Each were the elements used and how he inserted the national characteristics, to carry out the composition of this beautiful work that was praised by great names of the international virtuosity, is what it proposed in this work Preludes nÂș 1,9,10,13 and 15 of Flausino Vale, N. Paganini’s Sonata N.12 and H. Wieniawski’s LĂ©gende were selected to the performance of this work, that will contribute in practice for the understanding of the influences in the works of the musician from Minas Gerais.

Description

Keywords

Flausino Vale Virtuosismo Folclore Paganini Wieniawski Virtuosity Folklore

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue