Repository logo
 
Publication

Envelhecimento e educação: um compromisso na sociedade digital

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorPáscoa, Gina
dc.date.accessioned2019-11-06T10:15:48Z
dc.date.available2019-11-06T10:15:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo resulta de uma investigação realizada nas Universidades Seniores do distrito de Castelo Branco, no ano letivo 2013/14. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores socioculturais que influenciam e condicionam a opção pela aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e conhecer os impactos desta aprendizagem no Bem-estar (mental e social) ao longo do processo de envelhecimento. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram verificar que a necessidade de comunicação, a socialização, o combate ao isolamento e a manutenção da atividade intelectual são os principais fatores socioculturais que influenciam a aprendizagem das TIC nestes participantes. O exercício da memória e das aptidões intelectuais, a participação e inclusão na sociedade digital, o sentimento de modernidade e a diminuição da solidão foram os impactos no “Bem-estar mental” e no “Bem-estar social” mais evidenciados.pt_PT
dc.description.abstractThis article results from an investigation carried out in the Senior Universities of the district of Castelo Branco, in the academic year 2013/14. The objective of this study was to identify the sociocultural factors that influence and condition the option to learn about Information and Communication Technologies (ICT) and to know the impacts of this learning on welfare (mental and social) throughout the aging process. Data were collected through a questionnaire survey and semi-structured interviews. The results showed that the need for communication, socialization, combating isolation and maintaining intellectual activity are the main sociocultural factors that influence the learning of ICT in these participants. The exercise of memory and intellectual aptitudes, participation and inclusion in the digital society, the feeling of modernity and the reduction of loneliness were the most evident impacts on the “mental well-being” and “social well-being”.pt_PT
dc.description.abstractEste artículo es el resultado de una investigación realizada en la Universidad Senior del Distrito de Castelo Branco, en el año escolar 2013/14. Este estudio tuvo como objetivo identificar los factores socioculturales que influyen y condicionan la elección del aprendizaje de las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC), así como, conocer los impactos de este aprendizaje en el bienestar (mental y social) a lo largo del processo de envejecimiento. Los datos fueron recogidos a través de una encuesta por cuestionario y entrevistas semiestructuradas. Los resultados mostraron que la necesidad de comunicación, socialización, la lucha contra el aislamiento y el mantenimiento de la actividad intelectual son los principales factores socioculturales que influyen en el aprendizaje de las TIC en estos participantes. El ejercicio de la memoria y las habilidades intelectuales, la participación y la inclusión en la sociedad digital, el sentimiento de modernidad y la disminución de la soledad fueron los impactos más evidentes en el “bienestar mental” y el “bienestar social”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H. & Páscoa, G. (2019). Envelhecimento e educação: um compromisso na sociedade digital. Revista SISYPHUS Journal of Education. DOI https://doi.org/10.25749/sis.17906. Vol. 7 (3), pp. 137-155.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25749/sis.17906pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6752
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação gerontológicapt_PT
dc.subjectEnvelhecimentopt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectGerontological educationpt_PT
dc.subjectAgingpt_PT
dc.subjectDigital inclusionpt_PT
dc.subjectEnseñanza gerontológicapt_PT
dc.subjectEnvejecimientopt_PT
dc.subjectInclusión digitalpt_PT
dc.titleEnvelhecimento e educação: um compromisso na sociedade digitalpt_PT
dc.title.alternativeAging and education: a commitment on digital societypt_PT
dc.title.alternativeEnvejecimiento y educación: un compromiso en la sociedad digitalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage155pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage137pt_PT
oaire.citation.titleSISYPHUS Journal of Educationpt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Revista Sisyphus_2019.pdf
Size:
287.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: