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A nova dependência do século XXI – Os videojogos: um estudo em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Maria João da Silva Guardado
dc.contributor.advisorAgostinho, Clotilde Alves Nunes
dc.contributor.authorTorres, Mariana Cruz Oliveira
dc.date.accessioned2021-02-19T13:32:31Z
dc.date.available2021-02-19T13:32:31Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários ao grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.pt_PT
dc.description.abstractA problemática da dependência de videojogos é recente em Portugal, e requer que sejam implementadas medidas no sentido de alertar para esta nova dependência que muitos desconhecem. Alertar para as consequências que o excesso de horas a jogar videojogos pode conduzir à dependência. Considerando a escola uma instituição importante para a prevenção/sensibilização desta problemática, no sentido de alertar para possíveis situações de crianças ou jovens ficarem dependentes de videojogos. No presente trabalho projeto pretende-se perceber se existem casos de dependência de videojogos em crianças do 2º ciclo do ensino básico, nomeadamente em três turmas do 5º ano, sendo a amostra constituída por 43 alunos, conhecer os seus hábitos de jogo, assim como dos encarregados de educação que perfazem uma amostra de 40 encarregados de educação, averiguar o seu conhecimento em relação aos jogos que os filhos jogam, e o papel da escola em relação à problemática em estudo. Os resultados do presente estudo evidenciam que não existem alunos dependentes de videojogos, que estes conhecem os seus hábitos de jogo e as atividades alternativas aos videojogos e o seu conhecimento em relação á problemática. Conclui-se também que os encarregados de educação têm conhecimento dos hábitos de jogo dos seus educandos e das consequências que o uso excessivo de horas a jogar videojogos pode provocar. São igualmente conhecedores das regras que se devem implementar para prevenir o uso problemático de videojogos. A nível da escola pode-se concluir que, de acordo com as Diretoras de Turma entrevistadas, a escola tem um papel ativo na prevenção deste tipo de dependência, designadamente a realização de palestras sobre as novas tecnologias e os videojogos. Os mesmos temas também são abordados na disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação. Apesar da escola já ter realizado palestras sobre a problemática dos videojogos, os alunos que fazem parte da amostra deste estudo afirmaram que nunca tinham participado em atividades de sensibilização relacionadas com esta problemática. Deste modo, apresentamos uma proposta de intervenção para sensibilizar/prevenir alunos, professores e encarregados de educação sobre a utilização da internet e dos videojogos, assim como das suas consequências negativas e positivas.pt_PT
dc.description.abstractThe problem of video game addiction is recent in Portugal and requires measures to be implemented to warn of this new addiction that many are unaware of. Warn about the consequences that excessive hours playing video games can lead to addiction. Considering the school an important institution for the prevention/awareness of this problem, in the sense of alerting to possible situations of children or young people becoming dependent on video games. This project aims to understand if there are cases of video game addiction in children of the 2nd cycle of basic education, namely in three classes of the 5th year, with the sample consisting of 43 students, knowing their playing habits, as well as the guardians who make up a sample of 40 guardians, ascertain their knowledge in relation to the games that their children play, and the role of the school in relation to the problem under study. The results of the present study show that there are no students dependent on video games, that they know their gaming habits and activities that are alternative to video games and their knowledge regarding the problem. It is also concluded that guardians are aware of their children’s gaming habits and the consequences that excessive use of hours playing video games can cause. They are also aware of the rules that must be implemented to prevent the problematic use of video games. At the school level, it can be concluded that, according to the Class Directors interviewed, the school has an active role in preventing this type of dependency, namely the holding of lectures on new technologies and video games. The same themes are also addressed in the discipline of Information and Communication Technologies. Although the school has already given lectures on the problem of video games, the students who are part of the sample of this study stated that they had never participated in awareness-raising activities related to this problem. Thus, we present an intervention proposal to raise awareness/prevent students, teachers and guardians about the use of the internet and video games, as well as their negative and positive consequences.pt_PT
dc.identifier.tid202654354pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7453
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDependência de videojogospt_PT
dc.subjectSensibilização/prevençãopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEncarregados de educaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectVideo games addictionpt_PT
dc.subjectAwareness/preventionpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleA nova dependência do século XXI – Os videojogos: um estudo em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social Escolarpt_PT

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