Repository logo
 
Publication

A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.contributor.authorPires, Ana Isabel Amaral
dc.date.accessioned2023-02-17T10:19:27Z
dc.date.available2023-02-17T10:19:27Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractVivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: We live in a society in constant change in which ICT acquire a preponderant role in the life of each citizen, society must act in accordance with reality. In this sense, it is urgent that the educational system include ICT in the daily life of the educational community, providing students with an educational-digital context, developing digital skills and competences that will be useful for the exercise of full citizenship. The internship report intended to find out whether the Padlet digital application, based on collaborative work, can promote better learning. This qualitative action research was developed within the scope of Supervised Teaching Practice in the 1st cycle of Basic Education, in the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic, in a 2nd year class schooling, with twenty-four students. As the main sources of data collection, participant observation was privileged; field notes during the pedagogical interventions; questionnaire surveys for parents and guardians; and semi-structured interviews with the Cooperating Advisor and three professors in the group. Throughout the whole process, different data and opinions were collected, which allowed the triangulation of the collected data to be used in the final phase, verifying that the use of the Padlet, based on collaborative work, had become an added value, promoting higher and better levels of motivation. During the course of the investigation, five sessions of pedagogical intervention were carried out in which collaborative work activities were carried out in which collaborative work activities were developed and which made it possible to verify that: the use of ICT, more specifically the Padlet digital application and collaborative work become an added value due to the great involvement and commitment of students in carrying out the different proposed activities and, at the same time, contexts and opportunities were created for students to acquire digital skills that will be put into practice as future citizens in an increasingly digital society.pt_PT
dc.identifier.tid203230159pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8332
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática do ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectPadletpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPadletpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.titleA aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho final_Padlet.pdf
Size:
7.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: