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Advisor(s)
Abstract(s)
A temática do envolvimento das famílias de crianças e jovens com défice cognitivo-motor, no processo de desenvolvimento dos filhos, tem nos últimos anos sofrido uma evolução que começou por os pais serem a causa dos problemas dos seus filhos, até aos dias de hoje de assumirem papéis interventivos e activos.
Neste contexto, há a necessidade de conhecermos as famílias dos alunos, nas diversas dimensões e como refere Mcwilliam (2003) a não satisfação das necessidades familiares em áreas como a alimentação assumem vantagem sobre as necessidades educativas da criança.
O presente estudo tem como finalidade analisar as necessidades dos pais de crianças e jovens com défice cognitivo – motor em idade escolar.
Pretendemos identificar as necessidades mais frequentes e prioritárias para os pais. Por fim procuramos identificar de que forma as características da família se relacionam com as necessidades.
A nossa investigação é um estudo de caso de natureza qualitativa.
O instrumento utilizado foi um questionário sobre as necessidades das famílias, desenvolvido por Bailey e Simeonsson (1988) e adaptado à realidade portuguesa, por Pereira (1996) e uma ficha de dados biográficos.
Os resultados mostram que todas as categorias de necessidades são frequentes nas famílias. Os resultados dão ainda a conhecer as necessidades prioritárias para os pais: Informação, Financeiras, Apoio, Serviços da Comunidade e verificamos que globalmente as características das famílias estão relacionadas com as suas necessidades.
O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
Description
Keywords
Família Necessidades Deficit cognitivo e motor
Pedagogical Context
Citation
SIMÕES, Maria Isabel ; MESQUITA, Helena (2010) - Necessidades das famílias de crianças com deficit cognitivo e motor. REER. ISSN 0871-3812. IV Série, vol. 17, p. 47-58.
Publisher
Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
