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Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua
| dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
| dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
| dc.date.accessioned | 2023-05-25T10:10:27Z | |
| dc.date.available | 2023-05-25T10:10:27Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | Toma-se como ponto de partida que o património artístico local apresenta um elevado potencial como recurso didático promotor de integração e transversalidade curricular. Paralelamente, assume-se que a educação em contextos não formais articulada com o trabalho na sala de aula pode favorecer a aprendizagem e, simultaneamente, incutir maior motivação e cooperação na realização de atividades. É, também, fortemente reconhecido que o trabalho experimental é uma metodologia ativa geradora de aprendizagens, simultaneamente, cognitivas, procedimentais e afetivas. Contudo, é consensual que tanto a interação entre contextos formais e não-formais como o trabalho experimental de cariz investigativo são, ainda, fracamente explorados no préescolar e no ensino básico, sendo, por isso, amplamente recomendado o incremento de formação contínua que possa colmatar dificuldades enfrentadas pelos profissionais. No âmbito da formação contínua de educadores e professores desenvolvemos uma ação de curta duração centrada na realização de uma atividade de trabalho experimental, integrando ciências naturais e matemática, tomando como contexto uma obra do artista plástico Manuel Cargaleiro. Os conteúdos da atividade focaram a pavimentação do plano com figuras poligonais e fenómenos da interação da luz com a matéria, evidenciando as cores. A ação tem vindo a ser oferecida como oficina de trabalho em diversas situações. Impôs-se, pois, analisar qual a o interesse que despertava nos formandos, tendo-se estabelecido como objetivo do nosso estudo avaliar a ação de formação através das opiniões dos participantes. A metodologia, de índole descritiva, consistiu na aplicação e análise de um questionário construído para o efeito, contemplando um conjunto de questões fechadas associadas a uma escala de 1 a 7 (1 - totalmente em desacordo; 7 - totalmente de acordo). A análise dos dados foi sustentada em duas categorias de análise: (i) perspetivas do potencial da atividade para a aprendizagem das crianças/alunos; (ii) perspetiva do ensino dos docentes. Para cada item procedeu-se à contabilização do número de respostas por nível de concordância e á construção de representações gráficas A análise global dos dados revela a predominância em todos os itens dos níveis 6 e 7, algumas respostas associadas ao nível 5, a inexistência de respostas associadas aos níveis 1, 2 ou 3 e um número residual de situações em que o formando assinalou o nível 4. Estes resultados sustentam que os participantes avaliaram positivamente a ação em termos do seu potencial para a aprendizagem dos alunos e em termos didáticos. Na perspetiva da aprendizagem dos alunos, a compreensão da natureza do trabalho experimental é o aspeto com maior homogeneidade de opiniões. Ao nível do desenvolvimento de competências, destaca-se a elevada concordância no contributo da atividade para gerar motivação e no desenvolvimento de capacidades de questionamento, testagem, interpretação de dados e experimentação. No que concerne à construção de conhecimentos cognitivos, sobressai a valorização da matemática e das ciências. Na perspetiva do ensino dos docentes, as opiniões convergem de forma mais notória para o reconhecimento da relevância da ação para a formação contínua e para a promoção da integração de áreas curriculares. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Jorge, F. R., & Paixão, F. (2019) - Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua. In C. Vasconcelos, R. A. Ferreira, C. Calheiros, A. Cardoso, B. Mota, & T. Ribeiro (Eds.), Livro de Atas: XVIII ENEC, III ISSE - Educação em Ciências : Cruzar caminhos, unir saberes (310-318). Universidade do Porto Edições. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24840/978-989-746-201-6 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-746-201-6 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8514 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade do Porto Edições | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
| dc.subject | Transversalidade curricular | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho experimental | pt_PT |
| dc.subject | Contextos não-formais | pt_PT |
| dc.subject | Património artístico local | pt_PT |
| dc.title | Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular : avaliação de uma ação de formação contínua | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
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| oaire.citation.startPage | 310 | pt_PT |
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| person.familyName | Paixão | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
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