Repository logo
 
Publication

Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzuki

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMassacote, Ilídio José Viegas Martinho
dc.contributor.advisorTeche, Cleverson João Zavatto
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de
dc.date.accessioned2019-05-27T17:09:51Z
dc.date.available2019-05-27T17:09:51Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report reflects the teaching practice developed in internship performed within the course of the curricular unity of Supervised Teaching Practice as well as the research work developed within the course of the curricular unity of Project of Artistic Education. This document contains two chapters that correspond to two distinct parts. The first part addresses the Supervised Teaching Practice, where are presented the elements of internship in Conservatory Regional of Arts in Montijo, as characterization of the conservatory and surrounding environment, characterization of accompanied students, the class planning and reports, as well an reflection about the work developed throughout the internship. In the second part is exposed the research work with the follow theme An approach to initiation teaching tuba: The Suzuki Method. In the scope of tuba teaching practice, there has been increase the reflection about pedagogical practices, musical methods and repertoire. Therefore, after researching different methodologies and knowing the success of the Suzuki Method in violin teach and all adaptations to other instruments. We decided to use this methodology to check if the application of this method in initiation teaching tuba will allow students to reach in first grade better prepared than following a traditional methodology. In this way, it was developed a study based on the guiding principles of Suzuki Method, including the composition of a method for tuba and euphonium with classic music and associated with recordings.pt_PT
dc.identifier.tid202250105
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6535
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTubapt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectPedagogia musicalpt_PT
dc.subjectEnsino iniciação de Tubapt_PT
dc.subjectMétodo Suzukipt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectMusical pedagogypt_PT
dc.subjectInitiation tuba teachingpt_PT
dc.subjectSuzuki Methodpt_PT
dc.titleUma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método Suzukipt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pedro Oliveira(17).pdf
Size:
5.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: