Repository logo
 
Publication

As canções portuguesas de Viana da Mota

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Maria Elisabete da Silva Duarte
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.authorSilva, Filomena Maria Calado da
dc.date.accessioned2016-04-19T14:44:00Z
dc.date.available2016-04-19T14:44:00Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música - Área de Especialização em Canto.pt_PT
dc.description.abstractNo presente trabalho de projeto, estudaram-se seis canções da autoria de Viana da Mota, sob o título: Canções Portuguesas. Genericamente, o trabalho assenta em três partes. Na primeira, fez-se o enquadramento histórico do compositor e das canções. Na segunda, fez-se a análise de cada uma das peças com o propósito de contribuir com um tipo de informação mais direcionada para a performance. Os aspectos estudados focaram o seguinte: a poesia e a forma musical; a estrutura da melodia e do acompanhamento instrumental (piano); a dinâmica a harmonia e o ritmo e, ainda, a relação que o compositor estabeleceu entre o texto e a música. Na terceira, foram estudados os programas, as edições gravadas e as edições em partitura. A pesquisa realizada permitiu coligir documentos a partir de 1894, altura em que foram editadas as primeiras canções. Não pretendendo ser um trabalho especulativo, o seu conteúdo centrou-se apenas na documentação que se encontrou sobre as canções.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The present project focuses on six songs by J. Viana da Mota titled “Canções Portuguesas” and is organized into three parts. In the first part, a historical framing of the composer and his songs is present. In the second part, a performance-oriented analysis of the songs is provided, focusing on the following features: poetical and musical form; melodic structure and the structure of the piano parts; dynamics, harmony and rhythm; and the relationship the composer established between text and music. In the last part, concert programmes, recorded editions and score editions are studied. The documents gathered as part of the research date back to 1894, when Viana da Mota’s first songs were published. Without meaning to be speculative, the study focused on documents that were about Viana da Mota’s songs.pt_PT
dc.identifier.tid201134381
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4390
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectViana da Motapt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.titleAs canções portuguesas de Viana da Motapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Música - Área de Especialização em Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TM_FILOMENA_SILVA.pdf
Size:
130.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: