Repository logo
 
Publication

Fomentar o bem-estar entre Escola-Família através das plataformas digitais: Resultados de uma investigação

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorMartins, Maria Carolina dos Santos
dc.date.accessioned2021-01-28T10:12:05Z
dc.date.available2021-01-28T10:12:05Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA comunicação é fundamental para nós enquanto seres humanos e vital no que toca à aproximação da relação Escola-família. Por essa razão sentiu-se a necessidade de investigar esta relação. E, sabendo-se que cada vez mais a sociedade é digital é importante promover a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no sentido de promover essa aproximação. A questão que esteve na base desta investigação foi a seguinte: Será que a utilização de uma plataforma digital «LMS/Moodle-GIAE» de um Agrupamento de Escolas pode promover a aproximação entre a Escola e a família? Neste contexto, foi feita uma investigação qualitativa com a vertente de estudo de caso para conhecer a opinião de alguns Encarregados de Educação, Diretores de Turma e alunos sobre esta possibilidade, relativamente às potencialidades e constrangimentos das plataformas digitais na relação Escola-família, bem como às vantagens e limitações da utilização das plataformas digitais. De acordo com as opiniões dos participantes do estudo, nomeadamente alunos, Encarregadas de Educação e as Diretoras de Turma ressalta-se a pertinência da utilização das plataformas digitais, pelas vantagens que assumem, não só pelo facto de estarmos numa sociedade cada vez mais informatizada, como também pela rapidez e facilidade de contacto entre escola e família, o que contribui de certa forma, para a aproximação e melhoria da relação Escola-família. Na perspetiva das Encarregadas de Educação e as Diretoras de Turma, percebeu-se que existe a preferência pela presença física na relação Escola-família, contudo referem a Moodle e o GIAE como ferramentas de complementaridade desta relação. Importa ainda referir, que todos os intervenientes do estudo consideram pertinente a alteração de determinados aspetos no que respeita às plataformas, no sentido de melhorar e contribuir para uma melhor funcionalidade e utilização das mesmas. Sobre o acompanhamento dos Encarregados de Educação no percurso escolar dos seus educandos verificou-se que os alunos avaliam as plataformas digitais como uma ferramenta que proporciona um acompanhamento mais próximo dos pais ao seu percurso escolar. Contudo, foi mencionado pelas Diretoras de Turma que este envolvimento dos pais depende do seu interesse e preocupação. A principal barreira mencionada relativamente ao acompanhamento dos Encarregados de Educação no percurso dos seus educandos foi a disponibilidade horária e de espaços.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H. & Martins, M- (2021). Fomentar o bem-estar entre Escola-Família através das plataformas digitais: Resultados de uma investigação. In: Pinhal, Cavaco, C., Cardona, M., Costa, F., Marques, J., & Faria, A. (Orgs). Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal – Educação e Bem-Estar. ISBN: 978-989-8272-40-9. pp. 258-265.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-40-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7446
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE - Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola-Famíliapt_PT
dc.subjectPlataformas LMSpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectGIAEpt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.titleFomentar o bem-estar entre Escola-Família através das plataformas digitais: Resultados de uma investigaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage265pt_PT
oaire.citation.startPage258pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas_LMS_AFIRSE_2021.pdf
Size:
4.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format