Repository logo
 
Publication

Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano

dc.contributor.advisorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Patrícia Agostinho
dc.date.accessioned2015-07-07T09:42:06Z
dc.date.available2015-07-07T09:42:06Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escola e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, na Escola EB1 Quinta da Granja, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O objetivo da investigação pretende averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital, com a utilização de um recurso em formato papel, pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. A questão de investigação que norteou a intervenção prática foi a seguinte: «Em que medida a utilização dos RED - Recursos Educativos Digitais – poderá melhorar o processo de ensino e aprendizagem?». Partindo desta questão, os objetivos formulados foram: 1. Promover a utilização das TIC em contexto educativo; 2. Enquadrar a utilização dos RED – Recursos Educativos Digitais - no processo de ensino e de aprendizagem; 3. Investigar quais as potencialidades do RED na promoção de aprendizagens mais significativas; 4. Implementar a diversificação de recursos educativos em contexto de sala de aula: formato papel (manual escolar) e formato digital (RED). Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.por
dc.description.abstractAbstract - The current internship report was drown up to fulfil the necessary prerequisites to obtain the de degree of master in nursery and primary school education. Research was conducted in a 1st year class of the 1st Basic education cycle, comprised of 27 students, of the “Quinta da Granja” school where the supervised internship took place. The objective of the present research is to ascertain the potential contributions of a complementary digital resource along with the traditional paper resource as to better motivate and involve the students, promoting greater and better learning. The starting question that guided this practical intervention is as follows: « To what extent do the use of DER-Digital Education Resources, better the teaching and learning process? » From this starting point the objectives are: 1- Promote the use of information and communication technologies in the education process; 2- Put into context the use of DER- Digital Education Resources in the teaching/ learning process; 3- Look into the potential of DER in promoting significant learning; 4- Implementing the diversification of educational resources in the classroom: paper format (school book) and digital format (DER). Relating to the kind of research, the adopted methodology was of a qualitative nature, based on active research. The data collection techniques used where, field notes participant observation, semi structured interviews, questionnaire surveys and photographic records. This data collection counted with the direct participation of students, of cooperating teacher, the «pedagogical pair» and the head teachers of “Quinta da Granja EB1” School. The results obtained, following the analysis and treatment of data, concluded that the use of DER led the students to a more in depth learning, by the fact that they promote higher levels of interest, commitment motivation, involvement and initiative in the course of the proposed activities.por
dc.identifier.tid201039672
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2874
dc.language.isoporpor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectRecursos educativos digitaispor
dc.subject1º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectCommunication, information technologiespor
dc.subjectDigital education resourcespor
dc.subject1st cycle of basic educationpor
dc.subjectSupervised practical educationpor
dc.titleContributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXO_II_ESECB_.pdf
Size:
6.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: