Publication
O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso
dc.contributor.author | Quelhas, Rosário | |
dc.date.accessioned | 2012-02-20T14:44:54Z | |
dc.date.available | 2012-02-20T14:44:54Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
dc.description.abstract | Este estudo visa investigar a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas actividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de défice cognitivo, especificamente de Trissomia 21, que frequentam o Ensino Básico. Norteada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de NEE e especificamente de Trissomia 21, a investigação desenvolveu-se em torno das duas únicas alunas portadoras de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas de Castelo Branco. Para o efeito, realizou-se uma revisão bibliográfica visando-se constituir o enquadramento teórico da problemática do estudo e definindo-se metas a alcançar. Para dar resposta a estas metas procurou-se caracterizar os recursos e as actividades, envolvendo as TIC, desenvolvidas pelos professores (de Educação Especial e TIC) destas jovens e ainda caracterizar as suas atitudes e os seus comportamentos perante as TIC. Os resultados apurados da aplicação e análise de entrevistas aos professores e aos pais destas alunas permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados no usa de TIC por estas jovens, bem como sua a capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptado. Verificou-se ainda a importância de promover a formação adequada, especializada e orientada para as NEE, dos professores que recorrem a TIC em actividades com alunos portadores de Trissomia 21, como condição de suma importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. | por |
dc.identifier.citation | QUELHAS, Maria do Rosário Henriques Branco Pires (2011) - O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 108 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1168 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais (NEE) | por |
dc.subject | Trissomia 21 (T21) | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.title | O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 108 | por |
person.familyName | Quelhas | |
person.givenName | Rosario | |
person.identifier.ciencia-id | 7413-783C-1576 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7973-8005 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4 |