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O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso

dc.contributor.authorQuelhas, Rosário
dc.date.accessioned2012-02-20T14:44:54Z
dc.date.available2012-02-20T14:44:54Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstractEste estudo visa investigar a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas actividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de défice cognitivo, especificamente de Trissomia 21, que frequentam o Ensino Básico. Norteada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de NEE e especificamente de Trissomia 21, a investigação desenvolveu-se em torno das duas únicas alunas portadoras de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas de Castelo Branco. Para o efeito, realizou-se uma revisão bibliográfica visando-se constituir o enquadramento teórico da problemática do estudo e definindo-se metas a alcançar. Para dar resposta a estas metas procurou-se caracterizar os recursos e as actividades, envolvendo as TIC, desenvolvidas pelos professores (de Educação Especial e TIC) destas jovens e ainda caracterizar as suas atitudes e os seus comportamentos perante as TIC. Os resultados apurados da aplicação e análise de entrevistas aos professores e aos pais destas alunas permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados no usa de TIC por estas jovens, bem como sua a capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptado. Verificou-se ainda a importância de promover a formação adequada, especializada e orientada para as NEE, dos professores que recorrem a TIC em actividades com alunos portadores de Trissomia 21, como condição de suma importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.por
dc.identifier.citationQUELHAS, Maria do Rosário Henriques Branco Pires (2011) - O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 108 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1168
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)por
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais (NEE)por
dc.subjectTrissomia 21 (T21)por
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.titleO uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação de Castelo Brancopor
oaire.citation.endPage108por
person.familyNameQuelhas
person.givenNameRosario
person.identifier.ciencia-id7413-783C-1576
person.identifier.orcid0000-0001-7973-8005
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4
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