Repository logo
 
Publication

Deslumbrando no contexto atual uma (nova) cidadania pela educação ativa, intercultural e valores cívicos

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2017-03-22T12:10:47Z
dc.date.available2017-03-22T12:10:47Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAssistimos a tempos complexos e de mudanças, com acontecimentos que afetam as virtudes e valores cívicos e sociais, apesar dos contributos das teorias éticas e políticas (comunitarismo, republicanismo), alternativas ao neoliberalismo dominante. O conceito de ‘crise (s) passou a ser habitual, numa variedade e contingência de acontecimentos, cada vez mais definidores do contexto social (económico, educativo, cultural, político). As alterações nas sociedades democráticas, nas condições dos cidadãos, a mobilidade, a multiculturalidade, a segurança cidadã, a intervenção de movimentos sociais, o poder do consumo, a globalização na sociedade digital, etc., tudo fez mudar hábitos, estruturas, formas de vida, que estão a evidenciar uma nova cartografia de tipologias de organização social. A educação cívica incide na educação dos indivíduos, numa sociedade que transformou a conceção moderna de cidadania, devido aos influxos da sociedade do conhecimento, num rumo unilateral de economicismo e consumismo, onde as problemáticas cívicas e cidadãs se agudizam, exigindo novas formulações e soluções. O ‘deslumbrar’ no título refere-se à aposta pela cidadania ativa, complexa e intercultural, ancorada nos valores cívicos, sociais/morais. Teremos como referência teórica algumas perspetivas de autores (Klein, Raussell & Raussel, Ph. Pettit, Colom, A. Cortina, Toffler), que assentam em objetivos articulados com a diversidade cultural, as propostas educativas e os valores na formação do cidadão. O estudo assenta em quatro pontos: A teoria crítica da sociedade e os argumentos sociocriticos da educação cívica; A educação cívica e formação da civilidade; Uma pedagogia para a sociedade civil; A educação para a cidadania ativa, complexa e intercultural pelas virtudes cívicaspt_PT
dc.description.abstractWe have seen changes and complex times, with events that affect the virtues and civic and social values, despite the contributions of ethical theories and policies (communitarianism, republicanism), alternatives to neoliberalism. The concept of ' crisis (s) became usual in a variety and contingency events, increasingly defining the social context (economic, educational, cultural, political). Changes in democratic societies, citizens ' conditions, mobility, multiculturalism, citizen security, the intervention of social movements, the power consumption, globalization in the digital society, etc., everything did change habits, structures, ways of life, which are to show a new mapping of types of social organization. Civic education focuses on education of individuals in a society that has transformed the modern conception of citizenship, due to inflows of the knowledge society, in a unilateral direction of economist and consumerism, where the civic issues and citizens if constraints, requiring new formulations and solutions. The ' dazzle ' in the title refers to the commitment to active citizenship, intercultural, anchored in complex civil, social/moral values. We reference some theoretical perspectives of authors (Klein, Raussell & Raussel, Ph. Pettit, Colom, a. curtain, Toffler), which are based on objectives linked to cultural diversity, educational proposals and the values in the formation of the citizen. The study is based on four points: critical theory of society and the sociocritical arguments of civic education; Civic education and training of civility; the pedagogy for civil society; Education for active citizenship, intercultural and civic virtues by complex.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2016) - Deslumbrando no contexto atual uma (nova) cidadania pela educação ativa, intercultural e valores cívicos. In Congresso SPCE, 13, Viseu, 6-8 de outubro – Fronteiras, diálogos e transições na educação : atas. Viseu : ESEV. p. 1277-1285.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5480
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação cívicapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectPedagogia cívicapt_PT
dc.subjectVirtudespt_PT
dc.subjectTeoria criticapt_PT
dc.subjectCivic educationpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectCivic pedagogypt_PT
dc.subjectVirtuespt_PT
dc.subjectCritical theorypt_PT
dc.titleDeslumbrando no contexto atual uma (nova) cidadania pela educação ativa, intercultural e valores cívicospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1285pt_PT
oaire.citation.startPage1277pt_PT
oaire.citation.titleAtas XIII Congresso SPCEpt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
deslumbrando no contexto atual.pdf
Size:
639.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: