Repository logo
 
Publication

Formação inicial de professores em Angola : o que pensam os docentes do ISCED-Huíla

dc.contributor.authorRocha, Américo
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorGuimarães, Sandra
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2023-03-29T08:00:27Z
dc.date.available2023-03-29T08:00:27Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA formação inicial de professores é a primeira etapa do desenvolvimento para a profissionalização docente. É, pois, indispensável garantir uma formação de elevada qualidade que a par de competências da área disciplinar desenvolva competências transversais. Neste estudo pretendemos responder à seguinte questão: Que representações têm os docentes do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla sobre a formação docente e as competências transversais a adquirir pelos seus diplomados ao longo da sua licenciatura? Através de uma metodologia de tendência quantitativa, construímos, validámos e aplicámos um questionário aos docentes. Para a análise das 52 respostas, usamos estatística descritiva suportada pelo programa SPSS. Os resultados permitiram concluir que os docentes evidenciam a perceção de que os seus diplomados recebem uma formação de qualidade média e de que adquirem apenas competências transversais básicas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Initial teacher training is the first stage in teacher development and professionalization. It is therefore essential that in addition to specific skills in the disciplinary area, transversal skills are developed. In this study we intend to answer the following question: What representations of teachers at the Higher Institute of Education Sciences of Huíla about the initial training of teachers at that Higher Education Institution and about the transversal skills to be acquire and develop by future teachers? Through a quantitative trend methodology, we built, validated, and applied a questionnaire to teachers who thus expressed their degree of agreement with several statements. For the analysis of the 52 responses to the questionnaire, we used descriptive statistics techniques, supported by the SPSS program. The results obtained led us to conclude that the teachers show the perception that their graduates in education receive training of average quality and that they acquire basic transversal skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, J., Paixão, F., Guimarães, & Jorge, F. R. (2023). Formação inicial de professores em Angola : o que pensam os docentes do ISCED-Huíla. In Fátima R. Jorge, Fátima Paixão & Paulo Silveira (coords.), A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção - Volume II (pp. 59-70). Instituto Politécnico de Castelo Branco. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.711220802pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22533/at.ed.711220802pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53931-4-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8450
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectProfissão docentept_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.subjectISCEDpt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectTeaching professionpt_PT
dc.subjectTransversal skillspt_PT
dc.titleFormação inicial de professores em Angola : o que pensam os docentes do ISCED-Huílapt_PT
dc.title.alternativeInitial teacher training in Angola : what do teachers think at ISCED-Huílapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.volumeVol IIpt_PT
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2023_cap_livro_rocha-et-al.pdf
Size:
298.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: