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A Historiografia educativa do sistema escolar em Portugal
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-16T10:12:32Z | |
| dc.date.available | 2016-06-16T10:12:32Z | |
| dc.date.issued | 2004 | |
| dc.description.abstract | Várias reformas e até projetos de reforma do ensino português fazem parte da historiografia educativa do século XIX, com o começo do sistema em 1936 e, perlongando-se no século XX com propostas renovadoras republicanas, estagnação da educação no Estado Novo salazarista, alguma abertura no período de Marcelo Caetano com a Proposta de Reforma de Veiga Simão e, posteriormente as mudanças operadas após o 25 de Abril de 1974 que convergiu para a promulgação da Lei de Bases do sistema Educativo de 1986. Houve um desfasamento entre as intenções reformadoras (legislação avulso) e a realidade educativa concreta, constituindo um indicador comum, unido ao elevado analfabetismo na população, ao longo deste período de estudo (séc. XIX e XX), com políticas de centralização e descentralização da política educativa. O sistema educativo português passou por uma construção retórica da educação, em que o estado promulgava preceitos legais que eram difíceis de implementar. Por isso no ´Século da Escola’ houve projetos de reforma que fracassaram sucessivamente, desde Rodrigo da Fonseca (1835), a Passos Manuel (1836) a João Camoesas (1923 e, posteriormente a Lei Veiga Simão (1973). Toda esta oscilação renovadora, aliada à dificuldade de sustentabilidade das autarquias em manter a rede escolar, ao défice de formação de professores no âmbito das pedagogias modernas, levou o país a alcançar baixos níveis educacionais no contexto europeu. Décadas e décadas de falta de investimento na educação, as convulsões políticas, as cegueiras ideológicas, as crises económicas, o retrocesso do ensino no período salazarista, etc. deixaram um sistema escolar desfasado e retrogrado a uma culturalização da população e direito à educação. O estudo aborda historiograficamente o sistema escolar português, desde o século XIX até 1974, passando por uma análise à instrução pública no período do liberalismo, Monarquia Constitucional, 1.ª República, Estado Novo e terminando com os novos ares de mudança com o 25 de Abril. O ensino oficial e a escola pública (primária) constituem as balizas da memória histórica desta análise educativa. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2004). A Historiografia educativa do sistema escolar em Portugal. In Seminário do Curso de Doutoramento da Facultat d’Educaciò – Universitat de les Illes Balears/Palma de Mallorca, Octubre. Castelo Branco : IPCB-ESE. p. 1-48. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5272 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | no | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Escola pública | pt_PT |
| dc.subject | Ensino primário | pt_PT |
| dc.subject | Política educativa | pt_PT |
| dc.subject | Reformas do ensino | pt_PT |
| dc.subject | Professor primário | pt_PT |
| dc.title | A Historiografia educativa do sistema escolar em Portugal | pt_PT |
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| oaire.citation.conferencePlace | Palma de Mallorca (España) | pt_PT |
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| oaire.citation.title | A Historiografia educativa do sistema escolar em Portugal | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
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