Publication
O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Carrondo, Kristelle Anselmo | |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T11:42:12Z | |
dc.date.available | 2018-11-26T11:42:12Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunos | pt_PT |
dc.description.abstract | The use of Information and Communication Technologies (ICT), present in a globalized world, has been increasing exponentially, becoming the main means of communication and sharing of a "networked society". Information and communication technologies (ICT) can currently be considered as driving new strategies regarding the process of teaching and learning. The objective of this study is to reflect and question the benefits of using «QR Code» to improve learning in the context of Pre-School Education. As such, the main goals of this research are to promote the use of ICTs, to reflect the potential of ICTs, especially the «QR Code», in an educational context and its integration in the planning developed during the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB with a group of students from the 4th year of schooling at Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco. Methodologically, we chose Methodologically, we chose a research-action type of qualitative nature. The study focused on limited time and space, having as main instrument of data collection the participant observation, as teacher-researcher in the context of the classroom, during the project. In addition, questionnaires were applied to the students and a semi-structured interview applied to the Cooperating Advisor. The analysis done to the collected data shows an active level of participation from the children when doing activities using TIC, where a situation of higher concentration and motivation is noticeable. As for the use of the digital application «QR Code» as a pedagogical resource, it was verified that it was a decisive element for improving the development of students' vocabulary, textual production and reading comprehension. In addition, the project developed with the School Library was an added value, since it allowed to value the learnings of the students. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | GIL, Henrique ; CARRONDO, Kristelle (2018) - O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 444-455. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-46-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6278 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | “QR Code” | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.subject | 1st grade | pt_PT |
dc.subject | “QR Code” | pt_PT |
dc.subject | School library | pt_PT |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_PT |
dc.title | O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 455 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 444 | pt_PT |
oaire.citation.title | V Congresso Internacional TIC e Educação | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O contributo da utilização do QRCODE para a melhoria das aprendizagens no 1º ciclo.pdf
- Size:
- 820.77 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: