Repository logo
 
Publication

O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorCarrondo, Kristelle Anselmo
dc.date.accessioned2018-11-26T11:42:12Z
dc.date.available2018-11-26T11:42:12Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, tem vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Estas podem ser consideradas atualmente, como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com a investigação realizada refletir e problematizar o contributo da utilização do «QR Code» na melhoria das aprendizagens em contexto educativo. Os principais objetivos desta investigação foram os seguintes: promoção da utilização das TIC em contexto educativo; reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo; integração do «QR Code» nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco; investigar o impacto do «QR Code» nas aprendizagens dos alunos. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: a observação participante, as notas de campo e o registo fotográfico. Além disso, foram realizados inquéritos por questionários aos alunos e, aplicada, uma entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Quanto ao uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, aferiu-se que foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual e da compreensão da leitura. Além disso, o projeto desenvolvido com a Biblioteca Escolar foi uma mais-valia, pois permitiu valorizar as aprendizagens dos alunospt_PT
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies (ICT), present in a globalized world, has been increasing exponentially, becoming the main means of communication and sharing of a "networked society". Information and communication technologies (ICT) can currently be considered as driving new strategies regarding the process of teaching and learning. The objective of this study is to reflect and question the benefits of using «QR Code» to improve learning in the context of Pre-School Education. As such, the main goals of this research are to promote the use of ICTs, to reflect the potential of ICTs, especially the «QR Code», in an educational context and its integration in the planning developed during the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB with a group of students from the 4th year of schooling at Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco. Methodologically, we chose Methodologically, we chose a research-action type of qualitative nature. The study focused on limited time and space, having as main instrument of data collection the participant observation, as teacher-researcher in the context of the classroom, during the project. In addition, questionnaires were applied to the students and a semi-structured interview applied to the Cooperating Advisor. The analysis done to the collected data shows an active level of participation from the children when doing activities using TIC, where a situation of higher concentration and motivation is noticeable. As for the use of the digital application «QR Code» as a pedagogical resource, it was verified that it was a decisive element for improving the development of students' vocabulary, textual production and reading comprehension. In addition, the project developed with the School Library was an added value, since it allowed to value the learnings of the students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGIL, Henrique ; CARRONDO, Kristelle (2018) - O contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 444-455.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-46-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6278
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject“QR Code”pt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subject1st gradept_PT
dc.subject“QR Code”pt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.titleO contributo da utilização do «QR Code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage455pt_PT
oaire.citation.startPage444pt_PT
oaire.citation.titleV Congresso Internacional TIC e Educaçãopt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O contributo da utilização do QRCODE para a melhoria das aprendizagens no 1º ciclo.pdf
Size:
820.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: