Repository logo
 
Publication

Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarra

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.advisorCarvalhinho, Miguel Nuno Marques
dc.contributor.authorMendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
dc.date.accessioned2018-03-11T17:51:20Z
dc.date.available2018-03-11T17:51:20Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This final Master's report aims to describe my experience in supervised teaching practice as well as present my research study. The first part of the report focuses on the Supervised Teaching Practice held at the Choral Phydellius Music Conservatory in Torres Novas, where not only did I work as a trainee but also accumulated functions in the Pedagogical Council as responsible for the guitar department, which I was synonymous with greater responsibility and rejoicing. As a trainee I worked as pre-service teacher in the discipline of Guitar and I collaborated in a discipline of Group Class in format of orchestra of blows. With regard to the Supervised Teaching Practice, the environment and the school are contextualized, the classes and the students are characterized, the lessons taught are exemplified by the presentation of plans and reflections on teaching and learning situations in the two disciplines in which the practice was developed. In the second part of this report I present the study, conducted in the form of action research, long sought after, which somehow intends to demonstrate the pedagogical and educational dimension of the Classical Guitar Didactic Manual developed by me when applied in the discipline of Guitar. This research reflects the positive contribution of the manual to improving student performance as well as increasing their theoretical and technical knowledge. It should be stressed that this research was supported by suitable colleagues who came to give technical validity to the investigation.pt_PT
dc.identifier.tid201881594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6033
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectGuitarra clássicapt_PT
dc.subjectManual didático de guitarrapt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectClassical guitarpt_PT
dc.subjectGuitar didactical handbookpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.titleUso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de Guitarrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ADOLFO Mendes (16).pdf
Size:
1.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: